Brasil

‘Iminência de caos’ autoriza intervenção, diz comandante

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O comandante do Exército, general Villas Bôas, não apenas não irá punir o colega general que defendeu a possibilidade de intervenção militar em palestra na semana passada, mas o elogiou e também deu declarações que deixam em aberto a possibilidade de atuação das tropas independente de ordem da presidência da República.

ANÚNCIO

No início da semana, diante da repercussão negativa das palavras do general Antonio Mourão, que tem cargo no comando do Exército, sobre a possibilidade de uma intervenção militar se a Justiça não resolvesse a crise política, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, cobrou, em nota oficial,  “medidas cabíveis”.

O comandante do Exército usou entrevista no programa “Conversa com Bial”, da “Rede Globo” para dizer que não haveria punição formal e que o caso havia sido resolvido internamente. Questionado pelo jornalista Pedro Bial, Villas Bôas disse ainda que o subordinado disse “dá margem a interpretações” e fez sua própria leitura do texto constitucional, avaliando que há sim a possibilidade de os militares agirem por iniciativa própria “na iminência de caos”

Recomendados

A fala de Mourão foi defendida por outro general, o ex-comandante da missão brasileira no Haiti Augusto Heleno. Para ele, Mourão “limitou-se a repetir, com a habitual franqueza e coragem, o que está previsto no texto constitucional”, postou em suas redes sociais.  

Veja o texto introdutório do artigo 142 da Constituição

• “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

Tags

Últimas Notícias