Brasil

Em nova gafe, Temer confunde Paraguai e Portugal em discurso

O presidente brasileiro, Michel Temer, voltou a cometer uma gafe ao lado de um chefe de Estado nesta segunda-feira (21).
Durante sua fala antes do almoço oferecido pelo governo brasileiro no Itamaraty para seu homólogo paraguaio, Horácio Cartes, o mandatário confundiu o Paraguai com Portugal ao falar sobre a Constituição nacional.
«Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública do país se volte para a integração latino-americana de nações. Portanto, quando fazemos isso, fazemos pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal, mas também fazemos por fruto de uma determinação constitucional», disse ao seu colega de Mercosul.
Essa não é a primeira vez que Temer erra em um discurso oficial.
Durante sua visita à Noruega, o mandatário disse que se encontraria com o «rei da Suécia» e que visitaria o «Parlamento brasileiro» ao invés do encontro com os políticos noruegueses.
Já durante um vídeo gravado em meio às reuniões dos líderes das 20 maiores economias do mundo, o G20, em Hamburgo, na Alemanha, Temer afirmou que seu governo fez «voltar o desemprego» no Brasil.
– O encontro: Em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Temer e Cartes reiteraram os compromissos «com os valores democráticos e com o Estado de Direito, a proteção e a promoção dos Direitos Humanos, a paz e segurança regional e internacional e o desenvolvimento socieconômico da América do Sul».
Os dois líderes ainda se comprometeram com o respeito ao Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, ressaltando a importância do cumprimento do pacto.
Já sobre o Mercosul, ao qual ambos fazem parte, os «Presidentes reiteraram seu firme compromisso com o Mercosul, destacando que seus objetivos devem favorecer o aprofundamento da integração econômica, a consolidação da democracia e o respeito pelos direitos humanos».
O documento ainda faz menção sobre a crise político-econômica da Venezuela e os dois líderes reiteraram «seu pleno acordo com a decisão de suspensão da Venezuela, adotada por consenso dos Estados Partes, no marco do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos