Brasil

Sérgio Sá Leitão é o novo ministro da Cultura

Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão Ricardo Borges/Folhapress

O jornalista e atual diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, aceitou o convite do presidente Michel Temer e será o novo ministro da Cultura, informou a Presidência nesta quinta-feira (20).
«Com ampla e reconhecida experiência na área cultural, o Senhor Sergio Sá Leitão tem uma trajetória profissional que inclui, além de ser diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), ter ocupado a posição de Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e ter sido Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro», informou em nota o governo.
Leitão tem 49 anos e sua posse ainda não tem data marcada. Ele assumirá um Ministério que teve vida conturbada durante o governo Temer. Assim que assumiu o cargo de presidente, o peemedebista tirou o status de Ministério da pasta e depois recuou.
Além disso, após uma série de pedidos rejeitados, o cargo de ministro foi aceito pelo diplomata Marcelo Calero, que renunciou ao posto após denunciar que o então ministro Geddel Viera Lima fazia pressão sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para liberar a construção de um prédio em Salvador.
Lima foi preso no início de julho pela Polícia Federal por tentar obstruir uma investigação da Lava Jato e atualmente está em regime domiciliar na Bahia.

Tags

Últimas Notícias