Brasil

Imprensa internacional repercute denúncia contra Temer

A denúncia por corrupção passiva da Procuradoria-Geral da União contra o presidente do Brasil, Michel Temer, ganhou destaque nos jornais internacionais, que ressaltaram a longa crise política que se arrasta no Brasil.
O francês «Le Monde» destaca nesta terça-feira (27) que, horas antes da denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot, «Michel Temer parecia falar à justiça» ao fazer um discurso afirmando que «nada nos destruirá».
«Segunda-feira, 26 de junho, o presidente entrou na história do Brasil como o primeiro chefe de Estado em exercício a ser denunciado por um crime comum. Uma vergonha que poderá causar sua destituição menos de um ano depois de sua antecessora, a ex-presidente Dilma Rousseff», escreve o jornal.
O italiano «La Repubblica» destacou em sua capa que o peemedebista foi «formalmente acusado de corrupção». «Absolvido há apenas duas semanas da acusação de ter recebido contribuições ilegais durante a campanha eleitoral de 2014, quando se candidatou com Rousseff para guiar o país, ele foi formalmente acusado de corrupção passiva, com o agravante de suas funções de ‘presidente da República'».
Já o jornal «The Guardian» explicou aos leitores britânicos o caso em que o presidente é acusado e a delação feita por Joesley Batista, dono da JBS, e afirmou que esse é um «duro golpe para um líder impopular e para a estabilidade política do maior país da América Latina».
O espanhol «El País» começa seu texto lembrando que Temer é o primeiro presidente «da história do Brasil a ser denunciado formalmente» por crimes de corrupção.
«Nem os dois mandatários do país que nos últimos 25 anos sofreram processos de destituição, Fernando Collor de Melo em 1992 e Dilma Rousseff em 2016, tinham passado por uma situação igual», escreveu o periódico.
Nos Estados Unidos, o «The New York Times» destacou a acusação da Procuradoria-Geral e lembrou que a decisão «vem dias após uma pesquisa mostrar que sua aprovação é de 7% – a menor de qualquer outro presidente nos últimos 30 anos».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos