Simão Jatene é reeleito governador do Pará

Por Carolina Santos
Jatene vai para seu terceiro mandato como governador no Pará |Tânia Rego/Agência Brasil Jatene vai para seu terceiro mandato como governador no Pará |Tânia Rego/Agência Brasil

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), foi reeleito neste domingo, em segundo turno, para mais um mandato de quatro anos à frente do governo do Pará. Com 96,92% das urnas apuradas, Jatene está, numericamente, reeleito. Ele tem 51,97% dos votos, enquanto Helder Barbalho (PMDB) está com 48,03% dos votos. Votos brancos somam 1,49% e nulos 6,18%. As abstenções foram 25,16%.

Simão Jatene nasceu em abril de 1949, em Belém. Economista, ex-diretor musical e ex-servidor público do estado, participou da fundação do PSDB, em 1988, e foi secretário de estado de Planejamento no governo de Jader Barbalho.

É a terceira vez que Jatene candidata-se ao governo do estado e, este ano, integrou a maior coligação já formada no Pará – Juntos com o Povo -, que reuniu 15 partidos, entre eles, PSDB, PSC, PSD, PP, PSB, PPS, SDD e PTB.

Em 2002, Jatene foi eleito governador com pouco mais de 51% dos votos em segundo turno. Depois de quatro anos de mandato, ele decidiu não disputar a reeleição. Jatene voltou a se candidatar em 2010 quando foi novamente escolhido pela maioria dos paraenses.

Loading...
Revisa el siguiente artículo