Camilo Santana será o governador do Ceará a partir de 2015

Por Carolina Santos
Camilo Santana será o governador do Ceará | Marcelo Camargo/Agência Brasil Camilo Santana será o governador do Ceará | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com 97,41% das urnas apuradas, o candidato do PT, Camilo Santana, está matematicamente eleito governador do Ceará, com 53,31% dos votos válidos já apurados. Eunício Oliveira, do PMDB, tem 46,69% dos votos válidos. Até o momento, os votos brancos somam 2,08% e os nulos 5,56%. A abstenção está em 21,67%.

Natural de Creto (CE), Camilo Santana tem 46 anos. Servidor público federal, começou a carreira política atuando junto ao movimento estudantil.

Nas últimas eleições, Santana foi o candidato à Assembleia Legislativa Estadual mais votado. Já contava, na época, com o apoio do atual governador, Cid Gomes. Além da Secretaria Estadual de Cidades, Santana comandou também a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A candidata a vice é a professora Izolda Cela (PROS).

Camilo Santana acompanhou a apuração dos votos, em casa, com a família. Daqui a pouco ele deve fazer um pronunciamento no comitê central de campanha. O trânsito na região segue lento devido a grande quantidade de militantes que comemoram a dupla vitória petista. No comitê, milhares de pessoas, mesmo sob muito calor, aguardam a chegada do governador que deve administrar o Ceará de 2015 a 2018.

Camilo Santana tem 46 anos e é natural do Crato. Ele é servidor público federal e começou a carreira política no movimento estudantil. Foi o deputado estadual mais votado no Ceará nas eleições de 2010, com o apoio do atual governador Cid Gomes (PROS). Naquele ano, Santana assumiu a Secretaria Estadual de Cidades.

Mais de 1 milhão e 300 mil eleitores não votaram neste segundo turno. Isso representa quase 22% do eleitorado do estado. Foi a segunda vez, desde 1990, que a disputa para o Palácio da Abolição foi definida no segundo turno.

Loading...
Revisa el siguiente artículo