Horário de verão começa à meia-noite deste sábado

Por Carolina Santos
sol-ceu-nascer-do-sol-Oli-Scarff-Getty-Images980-980x345 Medida adotada em 10 Estados e no Distrito Federal vale até dia 22 de fevereiro. No domingo | Oli Scarff/Getty Images

Moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país devem adiantar os relógios em uma hora à meia-noite de sábado para domingo, quando começa a valer o horário de verão. A edição deste ano vai durar 126 dias, terminando dia 22 de fevereiro.

De acordo com a Eletropaulo, a medida vai reduzir em 4,5% a demanda de energia elétrica no horário de pico (19h) nos 24 municípios atendidos pela empresa. Ao todo, serão 180 MWh a menos. O valor equivale à demanda de energia de cerca de um mês  das cidades de Barueri e Cotia que, juntas, têm  aproximadamente 455 mil habitantes.

No país, a medida deve permitir uma economia de R$ 278 milhões. O valor é 31% menor que os R$ 405 milhões poupados no verão passado. A queda se dá pela falta de chuvas, o que exige maior uso das usinas térmicas.

Trens

Por conta da mudança no horário, o metrô de São Paulo vai operar em horário estendido na madrugada de domingo. Todas as estações vão ficar abertas até as 2h (no novo horário). Normalmente, os trens param de circular à 1h. O serviço volta normalmente às 4h40. Apenas a linha 5-Lilás vai ficar fechada até às 9h, para manutenção.

Viagens aéreas

Quem for viajar de avião deve ficar atento. O horário de verão interfere na partida, chegada e conexão de voos nas regiões Norte e Nordeste, que não adotam o novo horário.

A Aber (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) alerta que os bilhetes apresentam sempre a hora local. A partida refere-se ao horário na cidade de origem. A chegada, ao da cidade de destino.

Em caso de dúvidas, o passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea.

Confira dicas de como se adaptar no horário de verão:

• Evite situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite (isso inclui TV, computador e celular);

• Diminua o consumo de café ou chá;

• Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados;

• Não se alimente demais no jantar, porém não durma sem comer;

• Procure não tomar banho muito frio ou muito quente, pois também prejudica o sono;

• Evite ler livros ou filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono;

• Opte por um ambiente silencioso, escuro e arejado;

• Tente dormir alguns minutos mais cedo a cada dia;

• Aproveite o fim de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas;

• Se for pego desprevenido pela mudança, tire um cochilo mais longo durante a tarde, mas sem prejudicar o sono noturno;

• Se for viajar de avião, entre em contato com a companhia aérea para confirmar os horários

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