Trânsito e sujeira marcam domingo de eleições em São Paulo

Por Carolina Santos
No Rio de Janeiro, santinhos também eram vistos espalhados por toda a cidade | Pilar Olivares/Reuters No Rio de Janeiro, santinhos também eram vistos espalhados por toda a cidade | Pilar Olivares/Reuters

Embora a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tenha montado um esquema especial de trânsito, o domingo de eleições foi marcado em São Paulo por índices de lentidão acima da média durante todo o dia. Segundo  medição da companhia, às 15h, a capital chegou a registrar 20,8 km de congestionamento. As filas foram muito maiores do que as registradas nas eleições de 2012, para prefeito, quando a cidade teve índice máximo de 8 km.

Na zona norte, os motoristas levavam 40 minutos para percorrer a avenida Voluntários da Pátria, entre o Mandaqui e Santana. Normalmente, o trajeto leva 15 minutos. Nas regiões sul e no centro, também houve lentidão. Para percorrer a avenida Ipiranga, o motorista levava mais de 30 minutos.

Foram mobilizados 770 agentes para atuar entre 7h e 18h nos principais corredores da capital. O engenheiro de trânsito da CET João Félix disse em entrevista à rádio Bandeirantes que a prioridade foi o entorno dos maiores colégios eleitorais, como a PUC e a Universidade Mackenzie.

A sujeira nas ruas, tomadas por santinhos, foi outro ponto negativo das eleições deste ano.

Mais de 50 mil policiais militares estiveram nas ruas do Estado ontem. Foram 12 mil apenas na capital, de acordo com o porta-voz da PM de São Paulo, capitão Émerson Massera.
Segundo ele, a ordem era impedir crimes eleitorais.

Balanço do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) apontou 19 pessoas presas. Todos os delitos aconteceram no interior. O órgão considerou o número baixo, quando comparado com o de todo o país (leia mais na página 9).

Também houve transtornos em relação às urnas eletrônicas que apresentaram problemas. De acordo com o TRE, foram substituídas 495 em todo o Estado, 0,55% das 90.026 utilizadas: 95 na capital (0,39%), e 400 no interior (0,60%).

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo