Brasil

Selfies na eleição serão julgados com calma, diz presidente do TSE

Selfie de eleitora nas eleições deste domingo | Reprodução/Tumblr
Selfie de eleitora nas eleições deste domingo | Reprodução/Tumblr

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse neste domingo (5) que os casos envolvendo eleitores que fizeram selfies (autorretratos fotográficos, tirados geralmente com smartphone ou webcam e postados em redes sociais) dentro da cabine de votação serão julgados sem precipitações pela Justiça Eleitoral.

Durante todo o dia, internautas postaram em suas páginas pessoais nas redes sociais fotos ao lado da urna eletrônica, o que é considerado crime eleitoral, por quebrar o sigilo do voto.

Recomendados

Em entrevista coletiva para divulgação do balanço final das eleições em todo o país, Toffoli explicou que a orientação da Justiça Eleitoral era para que o eleitor fosse proibido de usar celulares dentro da zona eleitoral para resguardar o sigilo do voto e para evitar que coação. No entanto, os casos precisam ser investigados, disse o ministro.

«Ninguém sabe se esse selfie é dessas eleições, se é de outra, se foi tirado em uma urna verdadeira, ou não. Não podemos prejulgar nada. Vamos julgar isso no devido tempo, com a devida calma, sem precipitações, enfatizou.

Durante a votação, vários internautas divulgaram nos perfis pessoais fotos em que mostravam os números que digitaram e a foto dos candidatos. Um vídeo foi postado, mostrando desde o momento em que o número do candidato a presidente foi pressionado até a confirmação do voto.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos