Dúvidas na hora de votar? Faça uma simulação na urna eletrônica

Por Tercio Braga

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu um simulador de urna eletrônica onde o eleitor poderá treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições da mesma forma que ocorrerá no dia do pleito.
A página de simulação apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Você poderá navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.
O Metro Jornal disponibilizou o simulador abaixo. Confira as instruções do TSE:

Como Votar

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.

Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.

Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Como corrigir o voto

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Como votar em branco

Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.

Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.

 

Faça uma simulação, clicando na imagem ao lado


Para fechar, clique aqui.

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo