Brasil

Para Lavareda, Marina foi a vencedora do debate; veja outras análises

Lavareda acredita que Marina foi a melhor no debate | Felipe Redondo/Band
Lavareda acredita que Marina foi a melhor no debate | Felipe Redondo/Band

ANÚNCIO

A assertividade de Marina Silva durante o debate da Band surpreendeu o sociólogo Antônio Lavareda. Em entrevista a BandNews FM, ele disse ainda que Aécio Neves demonstrou habilidade política e que Dilma Rousseff resistiu bem aos ataques feitos pelos candidatos da oposição. Entretanto, ele afirma que Marina foi a grande vencedora do debate.

“Marina surpreendeu a mim e a muitos. Ela compareceu aguerrida, assertiva, lembrou várias vezes sua experiência ministerial e parlamentar. Ela conseguiu se colocar com postura de presidente”, afirmou.

Recomendados

Segundo o sociólogo, mesmo os representantes de partidos considerados nanicos tiveram um papel importante durante o debate, levantando discussões polêmicas como o aborto e a legalização das drogas.

• Confira o que os candidatos disseram após o debate
Veja como foi o debate da Band entre os candidatos à Presidência

“Foi um dos debates mais interessantes que eu assisti nas últimas eleições. Eles atacaram e criticaram uns aos outros. Foi excelente a contribuição para os eleitores”.

Candidatos divergem pouco sobre economia

Os candidatos mais cotados, de acordo com as últimas pesquisas, divergem pouco sobre a política econômica do país, segundo o cientista político Pedro Fassoni Arruda. Ele e a cientista política Vera Chaia comentaram, em tempo real para o Portal da Band, o debate na Band desta terça-feira entre candidatos à presidência. 

“No terceiro bloco do debate, apenas os nanicos comentam medidas mais radicais de mudança na política econômica que o Brasil segue atualmente”, afirmou.

A cientista política e pesquisadora Vera Chaia concorda com o especialista e diz que “o posicionamento de Luciana Genro e Eduardo Jorge fica mais claro nesse momento. Eles não têm nada a perder”, comenta.

Os dois especialistas também comentaram sobre o segundo bloco do debate que ocorreu na noite desta terça-feira. “Marina Silva tentou explorar deficiências do governo do PT e as reivindicações de junho do ano passado. Dilma insistiu na reforma política. Já Aécio defendeu o legado de Fernando Henrique Cardoso e ficou clara a polarização do PT e PSDB desde 1994”, disse Fassoni.

Já Vera reforçou a posição de Aécio que, mesmo pressionado por Dilma, se mostrou a favor das privatizações e defendeu o legado do último presidente tucano no poder.

Dora Kramer avalia debate como produtivo

O primeiro debate entre os candidatos à presidência, promovido pela Band, foi surpreendentemente animado e produtivo. A opinião é da colunista de política da BandNews FM, Dora Kramer, que chamou de saudável o embate entre Marina Silva, do PSB, Aécio Neves, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT.

Segundo ela, os candidatos conseguiram discutir ideias e abordar todas as questões. Dora Kramer disse que Marina Silva se mostrou uma oponente firme, forte e clara.

Para ela, Dilma Rousseff foi o principal alvo dos adversários.

PT e PSBD buscam estratégia para brecar Marina

Representantes do PT e do PSDB ainda buscam uma estratégia para combater o crescimento de Marina Silva nas pesquisas eleitorais, segundo a colunista da BandNews FM Monica Bergamo.

Por causa dessa indecisão, Dilma Rousseff e Aécio Neves não confrontaram tanto a candidata do PSB durante o debate da Band, realizado na noite desta terça-feira.

Segundo a jornalista, alguns políticos que estiveram na Band para acompanhar o encontro entre os candidatos à Presidência da República demonstraram tensão com o levantamento feito pelo Ibope apontando Marina como líder nas intenções de voto no segundo turno.

Para Temer, debate refletiu resultado da pesquisa

Para o vice-presidente Michel Temer (PMDB), os resultados da pesquisa Ibope foram refletidos no primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na noite desta terça-feira pela Band.

Para Temer, os confrontos entre Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) foram inevitáveis.

“Os três candidatos sempre foram os mais disputantes. A escolha que cada um fez [no segundo bloco] refletiu o resultado da pesquisa”, afirma o vice de Dilma ao Portal da Band.

Para Temer, a presidente teve um bom desempenho ao ser atacada por Aécio e Marina. “Dilma foi excelente e muito bem nas respostas”.

Na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, Dilma lidera com 34% das intenções de voto, seguida por Marina, com 29% e Aécio, com 19%.

Marina mostrou humildade, diz Feldman

Para o coordenador adjunto da campanha de Marina Silva (PSB), Walter Feldman, a candidata mostrou humildade durante o primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na noite desta terça-feira pela Band.

Feldman afirmou que Marina não deixou de responder nenhuma pergunta e que teve um desempenho considerável, apesar do pouco tempo de formalização da nova chapa.

“Acompanhei o debate de maneira muito especial. As informações que ela passou no debate mostram uma expressão de humildade, essencial para alguém que deseja ocupar o lugar de presidente”, afirmou ao Portal da Band.

Feldman esteve nos estúdios da Band para acompanhar o debate. “O desempenho dela foi acima das expectativas, até porque ela é candidata há menos de 15 dias e teve de se colocar em uma situação na qual substituiu Eduardo Campos”.

Aloysio Nunes diz que Dilma ‘borboletou’

O candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves (PSDB), Aloysio Nunes, afirmou na noite desta terça-feira que a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, “borboleteou” durante o debate na Band.

“Achei que meu candidato [Aécio] foi o mais objetivo e disse o que pensa. Ele apresentou propostas claras para o Brasil”, afirmou Aloysio. “A Dilma e os demais borboletearam sobre os assuntos”.

Aécio teve a primeira oportunidade de confrontar Dilma frente a frente durante o debate na Band. O candidato tucano e a petista trocaram acusações várias vezes sobre obras não realizadas nos governos passados de FHC e Lula.

 

Tags

Últimas Notícias