Nova imagem de queda de avião de Campos ajudará nas investigações

Por Carolina Santos
Nova imagem mostra o momento da queda do avião | Reprodução/ TV Globo Nova imagem mostra o momento da queda do avião | Reprodução/ TV Globo

A única imagem até agora mostrando o acidente com o avião que levava Eduardo Campos e outras seis pessoas deve ser usada na investigação do caso. Em um vídeo, feito pela câmera de segurança de um prédio em construção e divulgado nesta terça-feira pelo Jornal da Globo, é possível ver o jato de bico em Santos, no litoral paulista.

Logo depois, aparece um clarão e uma fumaça densa no local da queda que causou a morte do candidato do PSB à Presidência da República. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica apura a hipótese de que o recolhimento dos flaps – dispositivos na asa que ajudam na sustentação – provocou o acidente, na semana passada.

O manual do jato alerta para o risco da movimentação do equipamento em alta velocidade e, segundo o fabricante do modelo Cesna, essa alteração pode provocar um mergulho da aeronave.

Existe uma grande possibilidade de que esse erro tenha sido cometido, segundo o piloto aposentado Ruy Torres.

O jato possui um sistema de proteção para evitar o recolhimento dos flaps nessa situação, mas ele pode ter falhado.

A Defesa Civil de Santos conseguiu recuperar mais algumas peças do avião, material que será encaminhado à Aeronáutica, segundo o coronel Daniel Onias.

O acidente

O candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, de 49 anos, estava a bordo de uma aeronave que partiu do Rio de Janeiro e tinha como destino a cidade paulista para a realização de um compromisso de campanha.

Segundo testemunhas, a aeronave se desintegrou totalmente ao cair em Santos, no dia 13 de agosto. O candidato estava acompanhado do assessor Carlos Percol e de equipes de filmagem.

[metrogallerymaker id=”305″]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo