Brasil

Zuzu Angel fala sobre morte do filho em áudio inédito

zuzu-angel-divulgacao-slide-620
No arquivo recuperado, Zuzu fala sobre a morte de seu filho, Stuart Angel | Divulgação

Um depoimento de Zuzu Angel ao historiador Hélio Silva, em 10 de fevereiro de 1976, dois meses antes da morte da estilista, foi divulgado pela primeira vez ao público.

A BandNews FM teve acesso à gravação, que era dada como perdida, mas foi restaurada para o acervo da família e para mostra «Ocupação Zuzu», em cartaz no Rio.

Recomendados

Confira:

No arquivo recuperado, ela conta que soube da tortura e morte de seu filho, Stuart Angel, por uma carta enviada pelo militante Alex Polari de Alverga, que esteve preso com ele na Base Aérea do Galeão.

“Quando eu li a carta, vi que foi muito pior do que eu pensava, porque eles arrastaram meu filho, com a boca no cano de descarga, durante 10 dias, além das outras torturas”, contou Zuzu no depoimento.

Stuart desapareceu ao 26 anos em 1971. Mesmo diante da repressão do governo militar, Zuzu Angel não se calou e procurou autoridades americanas para falar sobre o sumiço do jovem.

O relato da morte de Stuart Angel foi feito através do depoimento de Zuzu, publicado em texto pelo historiador Hélio Silva no 20º volume da série “História da República Brasileira”.

A estilista morreu em um suposto acidente de carro no dia 14 de abril de 1976. Na época, o inquérito policial concluiu que ela havia dormido ao volante, mas em 1996, durante uma nova análise, surgiu a suspeita de que houve um choque entre dois carros, o que teria tirado o veículo de Zuzu Angel da pista.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos