93% dos brasileiros estão insatisfeitos com o sistema de saúde

Por lyafichmann
O número representa um crescimento de 6,4 pontos percentuais em relação à 2009 | Elza Fiúza/ABr Serviços público e privado são considerados regulares, ruins ou péssimos pela população | Elza Fiúza/ABr

De cada 10 brasileiros, seis consideram a saúde no Brasil ruim ou péssima. A maior reclamação é com a dificuldade de acesso e o tempo de espera para atendimento. A radiografia do segmento foi feita por uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Dos 2.418 entrevistados, 19% deram nota zero para o serviço prestado pelo SUS. Outros 18% deram nota 5. Apenas 4% deram nota 10.

No geral, quando se avaliou o atendimento oferecido na rede pública e na privada, 26% deram nota zero, 19% nota 5 e 2% nota 10.  A saúde deveria ser prioridade do governo para 57% das entrevistados. “As pessoas estão insatisfeitas porque não têm aquilo que necessitam. É uma questão de percepção”, afirmou o presidente do CFM, Roberto D’Ávila.

Em nota, o Ministério da Saúde contestou a pesquisa e destacou que o levantamento desconsiderou, por exemplo, que entre os usuários do SUS, 74% avaliam a qualidade do atendimento com notas superiores a 5. “Lamentamos a interpretação tendenciosa e parcial dos dados e o esforço do CFM na tentativa de desconstrução do SUS”, afirma a nota. 

insatisfeitos-com-a-saude

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo