Marina empata com Aécio no 1º turno e com Dilma no 2º

Por Nadia
Partido Rede Sustentabilidae foi criado pela ex-senadora Marina Silva | Marcello Casal Jr/ABr Marina Silva aparece em segundo lugar na pesquisa | Marcello Casal Jr/ABr

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira mostra que Marina Silva tem 21% das intenções de voto para presidente. A candidata deve ser confirmada na quarta-feira como substituta do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Marina ultrapassa Aécio Neves, que tem 20%. A atual presidente, Dilma Rousseff, continua em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto.

Esta é a primeira pesquisa que inclui a ex-senadora como candidata no lugar de Eduardo Campos, morto em um acidente de avião na última quarta-feira.

Ao todo, 9% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem votar. Brancos e nulos somam 8%.

selo interno Eleições-2 Clique e saiba como mandar sua pergunta

Em quarto lugar está o candidato do PSC, Pastor Everaldo, com 3% das intenções de voto.

Segundo turno 

Se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno. Marina Silva aparece na frente, com 47% das intenções de voto, enquanto Dilma possui 43%. Como a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as duas candidatas aparecem empatadas.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista tem 47% contra 39% do tucano.

O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo. Foram ouvidos 2.843 eleitores em 176 municípios entre os dias 14 e 15 de agosto.

Pesquisa foi feita no auge da comoção popular

A pesquisa Datafolha divulgada não significa que Marina Silva está garantida no segundo turno, mas acendeu uma luz vermelha na campanha do tucano Aécio Neves,  segundo analistas políticos ouvidos pelo Metro Jornal.  O professor de ciência política da ESPM do Rio Grande do Sul Bruno Lima Rocha lembra que Marina é forte no Sudeste, justamente a região onde candidato do PSDB se sai melhor. “Ela também ameaça Dilma, porque é uma representante do lulismo. Sendo assim, pode tirar votos da base eleitoral da presidente.”

O professor da Unesp Antonio Carlos Mazzeo acredita que Dilma está garantida no segundo turno e que Marina pode tirar a vaga de Aécio. “Mas por enquanto tudo ainda é especulação porque a campanha ainda está começando. “Muita coisa vai mudar com o início do horário político e com os debates. Principalmente quando os candidatos tiverem que dar sua opinião sobre temas polêmicos.”

Para a cientista política Maria Teresa Kerbauy, esta pesquisa não mostra a tendência porque foi feita antes mesmo do enterro de Eduardo Campos. “O levantamento foi feito na quinta e na sexta, no auge da emoção popular.

Para Maria Teresa, ainda é cedo para saber se Marina conseguirá manter o mesmo patamar nas próximas semanas. “Neste primeiro momento, existiu uma migração dos votos nulos, brancos e indecisos para ela. Só vamos saber se ela mantém esse patamar depois que começar o horário político e os debates. Quando os eleitores conhecerão seus programas de governo”.  

datafolha-com-marina

[poll id=”271″]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo