FAB mostra caixa-preta do avião de Eduardo Campos em vídeo

Por Nadia
Caixa preta já foi aberta | Reprodução/YouTube Caixa preta já foi aberta | Reprodução/YouTube

A FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou nesta quarta-feira (14) um vídeo mostrando o estado da caixa-preta do avião que caiu em Santos, no litoral de São Paulo, com o candidato à Presidência do PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. No acidente, ocorrido na quarta-feira (13), todos os ocupantes da aeronave morreram.

A narração do vídeo, produzido pela Aeronáutica, explica que a memória dos arquivos de áudio, que foi protegida por uma cápsula especial, será analisada por especialistas  do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), para determinar em que condições o circuito se encontra.

Só após este exame o áudio, que deve ter registrado as últimas duas horas de voo, o conjunto de placas será remontado para ser lido por um software específico. Caso a qualidade do áudio seja ruim, o som será tratado por outro sistema.

Ainda não se sabe o que causou a queda da aeronave Cessna 560XL PR-AFA, que tinha poucas horas de voo e estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Uma das hipóteses é que o jato tenha se chocado com um drone, após ter arremetido durante as manobras de aproximação da pista. Segundo a FAB, um aviso sobre as aeronaves não tripuladas foi emitido para o período entre os dias 11 e 31 de agosto , em uma área que fica a cerca de 20 quilômetros da pista de pouso do aeródromo de Guarujá, em Santos.

Apesar disso, em nota, a FAB ressaltou que a área fica “bem distante da possível trajetória percorrida pelo PR-AFA no dia 13 de agosto”.

No momento do acidente, chovia em Santos e a visibilidade estava reduzida. Inicialmente,cogitou-se a possibilidade de que o avião tenha se chocado contra um helicóptero, mas a hipótese foi descartada pelas autoridades devido ao fato de nenhuma peça de helicóptero ter sido encontrada no local da queda.

Autoridades vasculham uma área de 130 metros na região do acidente em buscas de peças que possam explicar como a aeronave caiu.

Áudios obtidos pelo Brasil Urgente, da Band, revelaram que o piloto do avião estava tranquilo no momento em que decidiu arremeter. Ele não comunicou nenhum problema técnico na aeronave.

Com a morte de Eduardo Campos, a vice na chapa, Marina Silva pode assumir a candidatura. O próprio irmão de Campos defendeu lançar a ex-ministra no lugar do ex-governador de Pernambuco.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo