"Debate não é mais uma luta de boxe", afirma Eduardo Oinegue, no Band Eleições

Por Nadia

A Band realiza o primeiro debate entre os candidatos ao governo estadual nesta quinta-feira, às 22 horas, com transmissão também pelo Portal da Band. No próximo dia 21, será a vez dos concorrentes à presidência se encontrarem para o primeiro confronto na televisão.

Debates na Band: envie suas perguntas aos candidatos

Para o jornalista Eduardo Oinegue, os debates perderam um pouco dos confrontos acirrados de antigamente. “Com o passar dos anos, os candidatos entenderam que os debates não eram mais uma luta de boxe. Os que mais atacaram perderam. Hoje, eles procuram passar uma postura de governante”.

Oinegue participou na noite desta segunda-feira do Band Eleições, com a presença do diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, e do apresentador do Jornal da Noite, Boris Casoy.

“Hoje os debates são mais controlados”, afirma Mitre. “Mesmo assim, chega uma hora em que o confronto é inevitável. Chega um momento em que candidato pergunta para candidato. Um olha no olho do outro”.

Já Oinegue destaca que a qualidade do debatedor poderá fazer a diferença. “O debate traduz a qualidade do debatedor. É diferente do horário eleitoral, em que o marketing político controla tudo”.

Comportamento

Para Oinegue, o comportamento do candidato poderá fazer a diferença. “Cada candidato tem um estilo curioso. Ele ouve uma pergunta, um ataque de um tema como saúde, mas acaba ignorando a agressividade e segue falando. Já outro não aguenta e também parte para o ataque. Estes estilos que nós vamos analisar”.

Índice Band

De acordo com o Índice Band, Dilma Rousseff (PT) teria 51% dos votos válidos e seria eleita no primeiro turno. Aécio Neves (PSDB) soma 29%, contra 11% de Eduardo Campos (PSB). “Vale lembrar, porém, que cerca de um terço dos eleitores brasileiros ainda não decidiram o voto”, lembra Mitre ao analisar os dados.

Quer saber mais sobre os candidatos a presidente?
Clique nos nomes e veja um minicurrículo de cada um dos 11 políticos que disputam o cargo.

aecio neves dilma rousseff eduardo campos eduardo jorge
eymael levy fidelix luciana genro mauro iasi
pastor everaldo rui pimenta ze maria band eleicoes

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo