Acordo reduz 1,3 tonelada de sódio de produtos industrializados

Por lyafichmann

Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação) permitiu a retirada do mercado de quase 1,3 toneladas de sal de três produtos industrializados entre 2011 e 2012: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo.

Houve redução de 15,3% no sal usado no macarrão instantâneo; 13,4% no pão de forma; e 14,2%, na bisnaguinha. Foram analisados 287 marcas de 54 produtos (veja quadro). Do total, 26% ainda apresentaram níveis de sal acima do recomendado. A meta do governo é retirar 28 mil toneladas sódio de produtos e alimentos de 16 categorias até 2020 – 1,8 mil toneladas somente até o fim do ano.

A adesão ao acordo é facultativa. As indústrias afirmam que estão comprometida com as metas de redução, mas alegam dificuldades porque a rotulagem dos produtos é feita anualmente. Por isso há casos de  embalagens que informam erroneamente o nível de sal. “Somos uma indústria com 42 mil empresas, sem contar padarias e minifabricantes, considerando que cada uma tenha 20 produtos, vai escapar alguns”, afirmou o presidente da Abia, Edmundo Klotz.

sodio

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo