Brasil

Dilma tem 38%, Aécio 23% e Campos 9% aponta Ibope

selo interno Eleições-2
Clique e saiba como mandar sua pergunta

ANÚNCIO

Aécio Neves, Dilma Rousse e Eduardo Campos | Agência Brasil
Aécio Neves, Dilma Rousse e Eduardo Campos | Agência Brasil

A 59 dias das eleições, pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira revela a manutenção do cenário da corrida presidencial de outubro.

Recomendados

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, manteve em agosto o mesmo índice do mês passado (38%).

Os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) subiram um ponto porcentual em relação a julho e passaram para 23% e 9%, respectivamente. Pastor Everaldo (PSC) manteve os 3%.

A possibilidade de haver ou não segundo turno segue indefinida.

Aécio, Campos, Pastor Everaldo, Mauro Iasi (PCB), Luciana Genro (Psol), Levy Fidélix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), José Maria (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) somados têm 38% e empatam com a petista.

Os votos brancos e nulos correspondem a 13% do total de eleitores e 11% ainda não decidiram em quem votar.

Num eventual segundo turno, Dilma venceria Aécio Neves por 42% a 36%. Na disputa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ela ganharia por 44% a 32%. A diferença é menor do que a registrada no levantamento anterior do Ibope. Na pesquisa de julho, Dilma tinha 41% das intenções de voto no segundo turno com Aécio, ante 33% do tucano. Diante de Campos, tinha 41%, contra 29% do candidato do PSB.

Leia também
• Band define regras do primeiro debate presidencial

Ao todo, 2.506 pessoas foram entrevistadas pelo Ibope entre o último domingo e ontem.  A margem de erro é de dois pontos percentuais, para menos ou para mais.

Governo
A avaliação dos eleitores que consideram o governo ótimo subiu de 31% em julho para 32% em agosto. Por outro lado, a forma de governar de Dilma é reprovada por 49% dos entrevistados – 47% aprovam.

ibope-presidente-7082014

Debates
O primeiro debate presidencial ocorrerá aqui na Band, no dia 21 de agosto, seguindo uma tradição histórica do Grupo Bandeirantes. No dia 14 de agosto, os candidatos ao governo também se encontrarão na Band para o primeiro debate.

Quer saber mais sobre os candidatos a presidente?
Clique nos nomes e veja um minicurrículo de cada um dos 11 políticos que disputam o cargo.

aecio neves dilma rousseff eduardo campos eduardo jorge
eymael levy fidelix luciana genro mauro iasi
pastor everaldo rui pimenta ze maria band eleicoes

Tags

Últimas Notícias