Internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros

Por Tercio Braga
Em média, os brasileiros que utilizam a internet gastam três horas e 39 minutos em dias de semana | Carlos Barria/Reuters Em média, os brasileiros que utilizam a internet gastam três horas e 39 minutos em dias de semana | Carlos Barria/Reuters

A internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás da televisão e à frente do rádio. A conclusão é da primeira edição de uma pesquisa, feita pelo Ibope e encomendada pela “Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”.

Segundo o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (7), a internet é mais popular entre os jovens de 16 a 25 anos. 48% dos entrevistados dessa faixa etária relataram usá-la diariamente. Por outro lado, entre os idosos com 65 anos ou mais, 92% afirmaram que nunca usam ou não costumam usar a rede.

Em média, os brasileiros que utilizam a internet gastam três horas e 39 minutos em dias de semana. Nos finais de semana, a intensidade de uso aumenta um pouco: vai para três horas e 43 minutos. Do total de entrevistados, 47% têm acesso à internet em casa. A unidade da federação com maior acesso à web, segundo a pesquisa, é o Distrito Federal. Já em relação aos smartphones, 4 em cada 10 pessoas admitiram usar a internet nos celulares.

De acordo com o levantamento do Ibope, a televisão é assistida todos os dias por 65% dos entrevistados. A internet é usada, diariamente, por 26% e o rádio por 21%. Os jornais impressos 6%, e revistas semanais 1%. A pesquisa do Ibope ouviu 18,312 mil brasileiros entre 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado, em 848 municípios.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo