Clima esquenta e, sob ofensas, PT cobra atitude do PMDB

Por fabiosaraiva
Eduardo Cunha e Rui Falcão colocam combustível na crise PT-PMDB | Luis Macedo/Agência Câmara / Sérgio Lima/Folhapress Eduardo Cunha e Rui Falcão colocam combustível na crise PT-PMDB | Luis Macedo/Agência Câmara / Sérgio Lima/Folhapress

A crise entre o PMDB e o PT virou uma troca de ofensas. Nesta quinta-feira, as discussões se acirraram, trazendo mais desgaste à relação entre os dois partidos. Diante do quadro de bate-boca, o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), aumentou ainda mais o tom. “Nenhum partido do governo pode ter duas caras”, acusou.

Pivô do mal-estar, o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), voltou a usar o Twitter para atacar o presidente do PT, Rui Falcão. O petista afirma que a pretensão do deputado, criador do ‘Centrão’ — bloco de 242 deputados que estão disposto a votar contra o governo — tem dois motivos: cargos e liberação de emendas parlamentares.Cunha, que no início da semana chegou a sugerir um rompimento na aliança nacional, pediu respeito e disse que o PMDB não vem sendo atendido.

 

Lista de desejos

Escalado pela presidente Dilma Rousseff para gerenciar a crise, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se reuniu ontem com o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

A promessa de um sexto ministério, como deseja o PMDB, ainda está distante de se consolidar.

Raupp fará um esboço de reforma ministerial que o partido espera e pretende apresentar ao Palácio do Planalto nos próximos dias. A ‘lista de desejos’, porém, precisará ser avalizada pelo vice-presidente Michel Temer, que retorna à Brasília no sábado. O governo conta com Temer para evitar que a crise se arraste.

 

Novo percalço

Disposta a ceder o Ministério do Turismo para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), como deseja a bancada do Senado, Dilma poderá ter um novo contratempo.

Vital tem dito a aliados que só assumirá o cargo após uma definição do governo sobre as demandas do PMDB.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo