Inscrição para lista de espera do ProUni começa nesta quinta

Por Caio Cuccino Teixeira
Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos | Wilson Dias/ABr Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos | Wilson Dias/ABr

Os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas do ProUni (Programa Universidade para Todos) devem estar atentos ao prazo de inscrição na lista de espera, que dura apenas dois dias: próximas quinta e sexta-feira. A adesão será online.

Há mudança, neste ano, quanto aos procedimentos da lista de espera. O integrante da lista, que for convocado, terá os dias 19 e 20 para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino na qual pretende estudar. Após o processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

Bolsas de estudo

O ProUni oferece bolsas de estudo, em instituições particulares de ensino superior, a estudantes de baixa renda. Neste primeiro semestre, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta, em relação à primeira edição do ano passado.

As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais pagam 50% da mensalidade e são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para custear o restante da mensalidade.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública de educação básica em exercício, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo