Alta de consumo não causou apagão nacional, afirma governo

Por fabiosaraiva
Usinas termoelétricas na região Nordeste vai custar 200 milhões ao contribuinte | Marcelo Casal/ABr Apagão atingiu 11 Estados em quatro regiões do país | Marcelo Casal/ABr

De acordo com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, apenas depois de uma análise do Operador Nacional do Sistema elétrico será possível apontar o que causou um apagão que atingiu 11 Estados (PR, SC, RS, SP, RJ, MG, ES, GO, MS, MT e TO) em quatro regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), na tarde desta terça-feira. Todavia, enfatizou que “a falha no fornecimento não tem nada a ver com estresse do sistema”.

Leia mais: Apagão causa transtornos em diversas cidades do país

Ou seja, a alta no consumo de energia registrada nos meses de dezembro e, sobretudo, em janeiro, não é o fator que levou parte do território nacional a ficar sem luz. Cerca de 6 milhões de consumidores foram afetados. No Rio de Janeiro e em São Paulo, algumas linhas de trem e metrô foram afetadas.

A princípio, o ONS disse que o defeito que deixou parte do país às escuras ocorreu entre a Usina de Serra de Mesa (GO) e a linha de transmissão de Colinas (TO). A pane ocorreu às 14h03 mas o ONS não sabe ainda precisar quantas pessoas foram afetadas pela interrupção da energia.

Mesmo assim, o governo ainda ressalta que não há risco de apagão.

Veja a íntegra da nota do Operador Nacional do Sistema:

“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa,
interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o
processo de recomposição das cargas desligadas.

Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.

 

20140205_SP04_Como-foi-o-blecaute

[poll id”185″]


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo