Brasil

Apagão causa transtornos em diversas cidades do país

Usinas termoelétricas na região Nordeste vai custar 200 milhões ao contribuinte | Marcelo Casal/ABr
Problema ocorreu em trecho entre Goiás e Tocantins | Marcelo Casal/ABr

O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou nesta terça-feira, em nota à imprensa, que o problema em uma linha de energia que liga a região Norte ao Sudeste provocou falta de energia em partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.  O problema foi resolvido 14h41, ainda segundo a ONS.

Em Curitiba, no Paraná, 355 mil domicílios foram prejudicados. Já no Rio de Janeiro, pelo menos 12 bairros foram afetados e 600 mil pessoas estão sem luz. Em São Paulo, dezenas de ouvintes da BandNews FM reclamaram da interrupção no sistema elétrico, o que também prejudica a circulação dos trens da Linha 4-Amarela do metrô.

Você foi afetado falta de energia? Comente aqui

Recomendados

Ouvintes da Rádio Bandeirantes relataram que a interrupção no fornecimento de energia durou cerca de meia hora.

Entre os locais citados, estão os bairros de Moema, Itaim Bibi, Vila Mariana, Parelheiros, Aricanduva, Mooca, além das cidades de Guarulhos, São Bernardo, Santos e Embu das Artes, entre outros.

O ONS informou ainda que o problema que deixou diversos municípios do país sem energia aconteceu no trecho entre a Usina de Serra de Mesa, em Goiás, e a linha de transmissão de Colinas, no Tocantins.

Para evitar que a interrupção de luz atingisse uma área ainda maior, o ONS diz que houve o desligamento automático de eletricidade de algumas regiões.

Já segundo a Eletropaulo, às 14h03, houve falha no Sistema Interligado Nacional que afetou o fornecimento de energia da AES Eletropaulo nos municípios de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia, da área de concessão da distribuidora.

Bairros da Capital paulista também foram impactados, como: Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde.

Ouvintes da Rádio SulAmérica Trânsito também relatam falta de energia em Guarulhos e problemas em diversas vias por causa da falta de energia.

Segundo a CET, cerca de 40 semáforos ficaram apagados ou com problemas na cidade.


Leia, abaixo, a nota da ONS na íntegra:

Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.

20140205_SP04_Como-foi-o-blecaute

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos