Sisu oferece 171 mil vagas a partir desta segunda-feira

Por Tercio Braga

arte-cursosO Sisu (Sistema de Seleção Unificada) vai disponibilizar a partir de segunda-feira 171.756 vagas em cursos superiores de instituições públicas para estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado. O número é 33% maior do que no ano passado, quando 129.279 vagas foram concedidas.

As inscrições vão até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). O candidato deve escolher, em ordem de preferência, a instituição de ensino, o Estado, o curso e o turno pretendidos. Cada aluno pode se candidatar em até dois cursos.

Poderão concorrer às vagas apenas estudantes que não zeraram a redação do Enem. O MEC (Ministério da Educação) afirmou que vai divulgar a nota do exame hoje.

Pela lei federal de cotas, ao menos 25% das vagas em instituições de ensino superior devem ser destinadas a alunos de escolas públicas. Por isso, na inscrição, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: cotas, outro sistema de bonificacão escolhido pela instituição ou ampla concorrência.

Neste ano, cresceu o número de faculdades e centros educacionais participantes do Sisu – de 101, em 2013, para 115, neste ano – e o de cursos oferecidos, de 3.751 para 4.731.

O Estado com mais  instituições ligadas ao programa é Minas Gerais (18), seguido de Rio de Janeiro (15) e Rio Grande do Sul (9).

A primeira chamada do Sisu será no dia 13 de janeiro (veja quadro). Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula entre os dias 17 e 21 deste mês nas próprias instituições de ensino que vão estudar.

Para a matrícula, é necessário apresentar os documentos exigidos pelas instituições e pela lei federal de cotas. A segunda chamada será divulgada no dia 27, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Quem não for convocado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro.  

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo