Aeroportos devem ter movimento recorde

Por Carolina Santos
Aeroportos terão esquema especial para atender demanda| Luis Moura/Folhapress Aeroportos terão esquema especial para atender demanda| Luis Moura/Folhapress

Os aeroportos brasileiros irão registrar nesta sexta-feira movimento recorde de passageiros. Segundo previsão da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), cerca de 400 mil pessoas devem embarcar em voos domésticos e internacionais nos terminais do país.

O presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, diz que as confirmações de reservas pelas empresas do setor aéreo para hoje chegam a 95%.

A boa notícia é que não haverá greve de pilotos e comissários. Após negociação entre o sindicato dos aeronautas e os empresários, a paralisação foi descartada ontem.

Em assembleias realizadas em São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre, os aeronautas aceitaram a proposta de um reajuste salarial de 5,6%, o que equivale a inflação deste ano. Inicialmente, a categoria pedia 12%. “O percentual não é o esperado, mas houve avanço em cláusulas sociais como a criação do piso salarial para pilotos e copilotos”, disse o presidente do sindicato, Marcelo Ceriotti.

Operação especial

Um acordo entre as empresas, a Infraero e as concessionárias que administram os aeroportos colocará em operação a partir de hoje um esquema especial de funcionamento.  As companhias colocarão 15 aeronaves reservas distribuídas em pontos estratégicos de hubs (terminais com grande movimento e conexões).

Para evitar filas nos balcões de check-in, as empresas suspenderam folgas e férias e refizeram as escalas para reforçar o contingente de pessoal no atendimento.

A Infraero colocará mais 305 funcionários nos terminais para auxiliar as operações neste fim ano.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo