Instalação de novo sistema atrasa voos

Por Carolina Santos
Passageiros lotaram saguão em Guarulhos | Moacyr Lopes Junior/Folhapress Passageiros lotaram saguão em Guarulhos | Moacyr Lopes Junior/Folhapress

A implantação de um novo sistema de navegação aérea atrasou em cerca de 45 minutos a decolagens de aviões em aeroportos de todo o país na madrugada de quinta-feira. Entre às 23h45 de anteontem e 0h30 de ontem, nenhuma aeronave levantou voo.

Segundo a Aeronáutica, as companhias foram informadas com antecedência de que deveriam se adequar ao novo sistema, mas algumas não fizeram o cadastro necessário para poder operar no novo sistema.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que a suspensão das decolagens já estava prevista para a instalação do sistema Sirius, que torna os voos mais seguros, reduz o tempo das viagens e permite mais aviões no mesmo espaço aéreo. Após a implementação, as companhias que não se cadastraram tiveram que refazer o plano de voo.

Entre as 23h45 e 6h, das 43 decolagens programadas no aeroporto internacional de Guarulhos, 33 registraram atrasos superiores a 30 minutos.

 

Fim de ano

Para evitar o “caos aéreo” no final do ano, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inicia, a partir de hoje, operação especial que vai até 13 de janeiro. Os aeroportos devem receber reforço de pessoal para adiantar a liberação das bagagens e serviços de raio-x. Uma equipe de 315 servidores extras da Anac atuarão na fiscalização 24 horas em Brasília, Guarulhos e Galeão. O  overbooking (venda de passagens acima da capacidade do avião) também está suspenso.

A estimativa é de que 16,6 milhões de passageiros viagem de avião neste fim de ano – 200 mil a mais do que em 2012. A Anac recomenda aos passageiros que façam o check-in pela internet para evitar filas.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo