Mais de 7 milhões fazem Enem no fim de semana

Por Tercio Braga
Prova do Enem acontece neste sábado e domingo em todo o país / Roosewelt Pinheiro/ ABr Prova do Enem acontece neste sábado e domingo em todo o país / Roosewelt Pinheiro/ ABr

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste sábado (26) e no domingo (27) em todo o Brasil. Ao todo, 7,1 milhões de candidatos espalhados por 1.161 municípios do país prestarão a prova – que é uma das portas de entrada de universidades públicas e de programas do governo.

Os exames serão aplicadas em mais de 15 mil locais. Foram impressas 442 provas em braile para os candidatos cegos, 1.647 pessoas terão prova com letra ampliada e 5.849 vão receber a prova super ampliada. Os autistas e os que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de Libras e auxílio para transcrição.

Os estudantes que farão o teste devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o candidato: a principal delas é tentar copiar as respostas de outro concorrente ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos.

Na edição de 2012 do exame, o MEC (Ministério da Educação) fez um monitoramento das redes sociais durante os dois dias de prova, e 65 estudantes foram eliminados por postarem imagens na internet, inclusive do caderno de provas e do cartão especial para marcar o gabarito.

Horário

O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar que, nos finais de semana, é menor o número de ônibus, trens e metrôs circulando.

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Neste sábado, serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo