Municípios usarão criptografia do governo para e-mails seguros

Por Carolina Santos

A preocupação do governo em garantir a inviolabilidade das correspondências eletrônicas será levada ao Programa Cidades Digitais. Nesta segunda-feira, o governo divulgou a lista de 262 municípios selecionados para fazer parte do programa. A previsão é que 6,2 milhões de habitantes sejam beneficiados.

O Cidades Digitais prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação. Além disso, vai oferecer pontos públicos e gratuitos de acesso à internet em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, haverá um esquema especial de segurança no programa. “Ele terá criptografia, e, como os e-mails internos do governo vão trafegar em uma rede só nossa, isso será uma segurança adicional”, disse, após anunciar municípios selecionados pelo Cidades Digitais.

O programa vai ajudar as administrações municipais a melhorarem as gestão. “Vai conectar todas as unidades, órgãos, escolas, postos de saúde a uma rede de fibra ótica. A conecção ajuda não só a administração da cidade, mas [possibilitará] que o cidadão tenha informação, governo eletrônico e atendimento à Lei de Acesso à Informação”, disse o ministro.

Loading...
Revisa el siguiente artículo