Brasil

Queimada em fazenda derrubou linhas e gerou apagão no nordeste

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou em entrevista coletiva, na noite desta quarta-feira, que a queimada em uma fazenda de um município do Piauí causou o apagão em nove estados do Nordeste nesta tarde.

Segundo o ministro, duas linhas de empresas que faziam distribuição caíram e – pelo Nordeste ter uma sincronia no abastecimento de energia – houve o blecaute. Ele afirmou, ainda, que não há informações sobre os prejuízos causados à região.

Mais cedo, a assessoria do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que a energia de nove capitais do Nordeste havia sido restabelecida. Cidades do interior dos estados ainda sofrem sem luz. A assessoria da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a carga para a região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Recomendados

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de nove estados da região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, na Paraíba, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, no Maranhão, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.
O apagão

Um blecaute atingiu estados da região Nordeste na tarde desta quarta-feira. No Ceará, a queda de energia foi relatada em Fortaleza e na região metropolitana.

Uma ouvinte da BandNews FM relatou a falta de energia na Bahia. «Em Camaçari foi de repente que caiu a energia. Minha vizinha via televisão quando tudo apagou. Eu desliguei os aparelhos e agora aguardo a volta da luz», afirmou a dona de casa Neusa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos