Brasil

Médicos-espiões cubanos vigiam os colegas

claudio-humbertoMédicos-espiões cubanos vigiam os colegas. Médicos cubanos que trabalhavam no Tocantins, durante o governo FHC, eram vigiados por colegas espiões. A informação é de uma médica cubana que veio trabalhar no Brasil e desertou em 2004. Lilia Rosa Leyva Urquiza é médica da família em Chapecó (SC). Acredita-se que o modelo se repetirá, com os 4 mil profissionais contratados para atuar no Brasil. Para cada grupo, a ditadura cubana designa um dos médicos para espionar os colegas e delatar ameaças de deserção.

Estado policial. Médico cubano que deixar escapar a vontade de desertar é denunciado à Embaixada de Cuba em Brasília, e repatriado sem demora.

Contrato assinado. Antes de sair de Cuba, o médico se obriga em contrato a transferir grande parte do salário (no mínimo 50%) à embaixada cubana.

Recomendados

Meio a meio. Paga com cheque, a médica Lilia Rosa era obrigada a descontá-lo e entregar a metade a um funcionário da embaixada, na boca do caixa.

Medo de desertores. Lilia Rosa reforça o medo cubano de perder os médicos para o Brasil, e lembra que ao desertar ficou proibida de voltar a Cuba por oito anos.

Promessa e… O presidente do PR, Alfredo Nascimento, prometeu a Eduardo Campos não pedir na Justiça o mandato do senador Vicentinho Alves (PR).

…compromisso. Já Eduardo Campos prometeu a Alfredo Nascimento não pedir na Justiça o mandato de Romário (PSB-RJ), que vai trocar o PSB pelo PR.

Encrenca à vista. O contrato do Brasil com a Organização Panamericana de Saúde esconde uma armadilha: o Estatuto do Estrangeiro determina inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina. Sem registro, a responsabilidade será da Organização, em caso de erro médico.

Pura Falsidade

A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) encontrou o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa, aquele que acumula condenações na Justiça por corrupção, para discutir o orçamento, numa reunião da bancada alagoana em Brasília no início do governo Lula. Os dois são adversários, mas, gentil, Heloísa tascou três beijinhos em Lessa. Diante do espanto dos presentes, ela foi logo avisando:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos