Marina Silva pede registro da Rede Sustentabilidade no TSE

Por Carolina Santos
| José Cruz/ ABr A ex-senadora Marina Silva, que pediu registro de seu partido | José Cruz/ ABr

A ex-senadora Marina Silva protocolou nesta segunda-feira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedido de registro do partido Rede Sustentabilidade, mesmo sem conseguir certificar todas as assinaturas necessárias.

No documento entregue ao tribunal, a Rede informa que 867 mil assinaturas de apoiadores foram colhidas em todo o país. No entanto, das 640 mil assinaturas que foram entregues à Justiça Eleitoral, 304 mil foram certificadas pelos cartórios eleitorais e cerca de 220 mil ainda precisam ser analisadas.

Para obter registro, o partido político deve validar cerca de 500 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Também é exigido que as assinaturas tenham sido colhidas em pelo menos nove estados brasileiros.

No pedido entregue ao TSE, o partido também pede uma liminar para obrigar os cartórios eleitorais a publicar, em 24 horas, a lista das assinaturas que não foram validadas.

A Rede enfrenta problemas para validar as assinaturas. Marina diz que os cartórios eleitorais estão atrasando os procedimentos e anulando assinaturas sem justificativa. Se a questão não for resolvida, o partido pode ficar fora da disputa eleitoral do ano que vem.

De acordo com o TSE, 30 partidos políticos estão registrados no tribunal.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo