Brasil

Pesquisadores testarão vacina contra Aids ainda em 2013

Um grupo de pesquisadores testará, em macacos, uma vacina brasileira contra a Aids. Segundo a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), os testes começarão no segundo semestre deste ano.

Os experimentos devem durar cerca de dois anos e o objetivo principal é encontrar um método de imunização mais eficaz contra o vírus HIV para ser usado também em humanos.

A vacina foi desenvolvida e patenteada por cientistas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e chama-se HIVBr18.

Recomendados

O projeto teve início em 2001 e foi desenvolvido pelos pesquisadores Edécio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca.

Como funciona

Os pesquisadores iniciaram o estudo a partir do sistema imunológico de um grupo de portadores do vírus que mantinham o HIV sob controle por mais tempo que o comum e que demoravam mais para adoecer, de acordo com a Fapesp.

A etapa do teste pré-clínico, a ser realizada nesta fase da pesquisa, será feita em uma colônia de macacos rhesus mantida pelo Instituto Butantan.

Segundo a Fapesp, a vantagem em se fazer os testes é a similaridade entre o sistema imunológico humano e o dos macacos, além do o fato de eles serem suscetíveis ao vírus SIV, que deu origem ao HIV.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos