60% das queixas de maus-tratos contra animais são falsas, diz pesquisa

Image Source/ Animal
60% das queixas de maus-tratos contra animais são falsas, diz pesquisa
Por: Metro Jornal Campinas

Mais da metade das denúncias de maus-tratos a animais que chegam ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas é falsa, aponta análise realizada pelo órgão. Segundo o diretor do departamento, Paulo Anselmo Nunes Felippe, as falsas acusações são frutos de brigas entre vizinhos. “Muitas vezes o vizinho discute com o outro que tem cachorro, por exemplo, e aciona as equipes dizendo que o outro não cuida bem do animal”, esclarece Felippe.

Todos os meses o departamento atende 200 denúncias, sendo que 60% delas, apontam as estimativas da prefeitura, são improcedentes. “Infelizmente, esses casos falsos prejudicam a população porque desloca um recurso que poderia ser usado em um caso que procede. Ele disse que o setor conta com três equipes que checam as queixas diariamente.

Abandono
De acordo com balanço da prefeitura, Campinas tem 20 mil animais abandonados. Para mudar esse cenário, o município aposta na castração. “Todo mês realizamos serviços de castração nos bairros da cidade.

A proposta desse procedimento é o seguinte: geralmente o animal que está abandonado nas ruas vive por seis meses e morre. Mas os animais que têm lar possuem fertilidade e se reproduzem. Por isso é importante que os animais domésticos sejam castrados”, explica Felippe.

Loading...
Revisa el siguiente artículo