BBC Mundo

O drama da mãe que passou meses tentando entrar nos EUA para ver filho que está morrendo

Shaima Swileh conseguiu um visto para viajar aos EUA nesta semana e deve chegar ao país nesta quarta

"Ela só quer segurar a mão dele pela última vez."

A declaração é de Ali Hassan, pai de Abdullah Hassan, um menino de 2 anos que nasceu com uma doença neurológica rara à qual, segundo os médicos, ele não vai sobreviver.

Hassan se refere ao desejo da esposa, Shaima Swileh, natural do Iêmen, de visitar o filho, que tem cidadania americana e está internado nos EUA. Shaima conseguiu um visto especial nesta terça (18) para visitar a criança, depois de meses tentando sem sucesso sem entrar nos Estados Unidos.

Recomendados

Ela havia sido barrada por causa do veto migratório imposto em 2017 pelo presidente americano, Donald Trump, que impediu a entrada cidadãos de diversos países de maioria islâmica. Graças ao visto, ela deve conseguir ver o filho nesta quarta-feira.

Abdullah – diagnosticado com hipomielinização, doença que afeta a capacidade de respirar – está internado em um hospital de Oakland, na Califórnia, desde outubro. De acordo com a imprensa local, ele e o pai são cidadãos americanos.

Swileh deve ver o filho pela última vez antes de desligarem os aparelhos que o mantêm vivo.

"Isso vai nos permitir passar pelo luto com dignidade", disse Hassan.

O que é o veto migratório

Pouco depois de assumir o cargo, Trump impôs restrições à entrada em território americano de cidadãos de uma série de países – quase todos, de maioria muçulmana.

O decreto passou por várias alterações antes de ser validado em junho deste ano pela Suprema Corte.

O veto migratório proíbe a entrada no país de cidadãos de Irã, Coreia do Norte, Venezuela, Líbia, Somália, Síria e Iêmen.

No caso da Venezuela, as restrições se limitam a quem trabalha para o governo e suas famílias.

‘Incompreensivelmente cruel’

Para Saad Sweilem, do Conselho das Relações Americano-Islâmicas, que defende a união da família, impedir que a mãe de Abdullah entre no país seria "incompreensivelmente cruel".

O pai do menino nasceu na Califórnia, mas conheceu a esposa no Iêmen, onde tiveram sete filhos.

Quando Abdullah tinha oito meses, a família se mudou para o Cairo, no Egito, fugindo da guerra civil no Iêmen.

Em outubro, Hassan levou o filho para os Estados Unidos para fazer um tratamento, com a expectativa de que a mulher se juntasse a eles depois.

Mas depois que os médicos informaram que a condição da criança era terminal, a família solicitou um visto para que ela viajasse com urgência para os Estados Unidos.

Eles contam que receberam uma carta de rejeição do Departamento de Estado americano citando o veto migratório de Trump – resposta repetida diversas vezes apesar dos outros pedidos da família.

A situação só mudou após o caso receber atenção da mídia e o pai ir à TV fazer um pedido desesperado às autoridades americanas.

Então a embaixada americana em Cairo, no Egito, emitiu um visto para Shaima, que estava no país enquanto aguardava para tentar viajar aos EUA,

O Departamento de Estado americano não quis discutir o caso especificamente devido às leis de confidencialidade.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=JSgoUvBKCZE

https://www.youtube.com/watch?v=1nbe8kTLCP8

https://www.youtube.com/watch?v=BO9Tjsgb24M

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos