IMC: Qual é seu Índice de Massa Corporal e o que isso significa para sua saúde?

Veja aqui como descobrir em qual categoria você se encaixa: saudável, obeso ou abaixo do peso, e o que os médicos recomendam de acordo com esses números.

Por BBC Brasil

A epidemia de obesidade no Brasil avançou 60% em 12 anos, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde feita com 53 mil pessoas e divulgada no primeiro semestre de 2018.

O estudo mostrou que 18,9% dos brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas capitais brasileiras estão obesos – em 2006, o percentual era de 11,8%.

No mesmo período, a proporção de pessoas consideradas com sobrepeso também cresceu: 26,8%.

A análise foi feita levando-se em conta o Índice de Massa Corporal (IMC), um dos indicadores mais comuns adotados pelos especialistas para medir o peso ideal.

A fórmula do IMC divide o peso do indivíduo pelo quadrado de sua altura. Se alguém pesa 60kg e tem 1,7m de altura, por exemplo, o índice é calculado pela razão entre 60 e 2,89 (1,7 x 1,7), aproximadamente 20,76.

De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos.

São cinco faixas:

– Menos de 18,5 – abaixo do peso

– 18,5 a 24,9 – peso saudável

– 25 a 29,9 – sobrepeso

– 30 a 39,9 – obeso

– + de 40 – muito obeso (também conhecido como obeso mórbido)

A BBC News Brasil criou uma calculadora para você descobrir qual o seu IMC.

Quais limitações o IMC tem e quando você não deve usá-lo?

O IMC não leva em consideração a composição corporal. Assim, pessoas consideradas magras, mas que carregam muito músculo (e pouca gordura) no corpo podem ter um índice mais elevado – e que não reflete necessariamente o seu estado de saúde.

O professor Naveed Sattar, do Instituto de Ciências Médicas e Cardiovasculares da Universidade de Glasgow, na Escócia, diz que é provável, contudo, que essa seja a situação de menos de 1% dos indivíduos.

A medida da circunferência da cintura é uma verificação adicional que pode ser usada em conjunto com o IMC.

Você não deve usar o índice como parâmetro se tiver menos de 18 anos, se estiver grávida ou se tiver um distúrbio alimentar.

Se tiver dúvidas sobre seu peso ou sua saúde em geral, consulte seu médico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=BO9Tjsgb24M

https://www.youtube.com/watch?v=JSgoUvBKCZE

https://www.youtube.com/watch?v=660qsQ7rfWE&t=1s

©
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo