BBC Mundo

‘Chá laxante das celebridades me deixou viciada e afetou minha saúde’

Internauta conta as consequências de seguir dieta promovida nas redes sociais, em um momento em que celebridades são criticadas por divulgar produtos para “ajudar a perder peso”

India Benjamin nunca tinha ouvido falar de chá para emagrecer até ver pessoas que seguia nas redes sociais promovendo, online, esse tipo de bebida. «Parecia que todo mundo que eu estava seguindo estava oferecendo aquilo na época», disse a internauta de 26 anos ao Newsbeat, programa de notícias transmitido pela BBC Radio 1 e pela BBC Radio 1Xtra voltado ao público jovem.

Ela experimentou um chá à base de laxantes quando estava na universidade, para tentar balancear seu estilo de vida pouco saudável. O problema, porém, é que já havia lutado contra distúrbios alimentares e o chá, afirma, acabou se tornando um vício.

  1. A dieta da moda que pretende ajudar no combate ao aquecimento global
  2. Como apps de dieta e exercícios evoluíram para te ajudar a emagrecer

Médicos dizem que o uso de laxantes pode ser «perigoso» e não deve ser considerado como parte de um plano de emagrecimento.

Recomendados

«Ele (o laxante) altera o funcionamento do intestino, muda as bactérias intestinais que agora sabemos que são muito importantes para a nossa saúde», diz o professor sênior de nutrição humana da Universidade de Coventry, na Inglaterra Duane Mellor.

E não há «evidência científica» para sustentar afirmações de que as ervas contidas nos chás dietéticos ajudem na perda de peso, de acordo com a terapeuta nutricional Sonal Shah.

A experiência de India foi vivida vários anos atrás, mas os chás de dieta – e as celebridades que os promovem – voltaram aos holofotes nesta semana, sob duras críticas disparadas pela atriz e ativista Jameela Jamil no Twitter.

«Se você diz aos seus fãs que eles têm de emagrecer, você não os ama», tuitou ela. O post teve como alvos as artistas Cardi B, Iggy Azalea, Khloe Kardashian e Amber Rose, que recentemente divulgaram em seus perfis produtos de perda de peso.

Jameela disse ainda que pessoas pagas para fazer posts patrocinados não se importam com a «saúde mental ou a auto-estima» dos fãs.

https://twitter.com/jameelajamil/status/1067115056804970496

Em um vídeo assistido por mais de 10 milhões de pessoas, a rapper Cardi B diz que bebe o chá para inibir o apetite e que pretende continuar a usá-lo quando come alimentos gordurosos.

Iggy Azalea, por sua vez, disse que uma marca de chá a ajudou a definir o estômago sem perder as medidas de outras partes do corpo.

‘Eu estava viciada em me sentir mais magra’

Muitas marcas, incluindo a que Cardi B promoveu e que é líder em chás de dieta no Reino Unido, não usam ervas laxantes em seus produtos – mas foram os efeitos da sene (uma dessas ervas) que causou problemas à India.

«Você toma (o chá) e diminui um pouco o inchaço que sente no corpo, mas quando você tem um distúrbio alimentar fica viciada em se sentir mais magra e eles ajudam a curto prazo», diz ela.

India diz que beber várias xícaras do chá em um período de seis meses «bagunçou completamente» seus intestinos.

A maioria das marcas recomenda beber bem menos e durante um intervalo de tempo muito curto.

Quando o custo começou a crescer, ela abandonou os chás de marca e começou a beber chás de sene mais baratos, que são encontrados no comércio, em lojas de artigos para a saúde, por cerca de R$ 12 a caixa.

Ela acredita que beber chás dietéticos pode ser útil para quem tem sensação de inchaço no corpo e afirma que amigos que usam esse tipo de produto, ao contrário dela, não têm problemas.

«Só eu que fiquei um pouco viciada, mas porque sou a única do grupo que teve um transtorno alimentar no passado.»

«Eu perdi o apetite – e ganhei uma úlcera»

Queenette Konyeha, de 23 anos, disse ao Newsbeat que desenvolveu uma úlcera e uma infecção na bexiga depois de usar produtos que viu celebridades promoverem no Instagram.

«Você quer experimentar porque acha que elas usam o produto e que se ele funciona para elas, também vai funcionar para você», diz ela.

«Mas eu ganhei uma úlcera por causa disso, porque não estava mais me alimentando direito. O produto me fez perder o apetite.»

Queenette usa agora outros remédios naturais e exercícios físicos para perder peso – o método recomendado por especialistas.

«Os chás dietéticos não são sustentáveis. Se eles fossem, todos estariam magros e saudáveis», diz a nutricionista Sonal Shah, afirmando que resultados duradouros são obtidos com mudanças de estilo de vida.

Muitos chás de dieta no mercado, entretanto, contêm laxantes e são usados como forma rápida de perder peso.

O Newsbeat pediu à marca que Cardi B está promovendo uma declaração sobre os comentários de Jameela e seus produtos, mas não obteve resposta.

O programa também contatou fabricantes de chás de dieta com sede no Reino Unido para que comentassem o assunto, mas eles também não deram retorno.

O chá de dieta pode «confundir» nosso entendendimentomos a comida e nossos corpos

Especialistas dizem que celebridades que promovem chás dietéticos nas redes sociais podem levar seus seguidores a desenvolverem um relacionamento ruim com a comida desde jovens.

«Muitos jovens, particularmente as meninas jovens – não precisam perder peso – começar um ciclo de dieta para perda de peso nessa idade», diz Duane Mellor, professor sênior em nutrição humana na Coventry University.

Ele afirma que o uso de produtos à base de sene «potencialmente poderia levar a outros usos de laxantes ou até mesmo a comportamentos como provocar o próprio vômito para perder peso, o que é prejudicial à saúde».

«Isso distorce a forma natural como deveríamos aproveitar a comida e entender como a comida afeta nossos corpos».

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=JSgoUvBKCZE

https://www.youtube.com/watch?v=660qsQ7rfWE&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=4xcZQ9ufxfk

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos