BBC Mundo

Príncipe William e Kate criticam redes sociais por fake news e bullying

Em visita à BBC, o casal real discutiu seu trabalho combatendo bullying na internet.

O príncipe William disse que as empresas de redes sociais «estão na defensiva» ao lidar com «notícias falsas, extremismo, polarização, bullying e questões de saúde mental e invasão de privacidade».

Em um discurso dado na sede da BBC, em Londres, nesta quinta, o Duque de Cambridge disse que redes sociais permitiram que «desinformação e conspirações poluíssem o espaço público».

  1. Por que a princesa Eugenie escolheu um vestido que deixava sua cicatriz à mostra
  2. Príncipe Charles: 70 anos em 70 fotos

«A autoimagem deles é tão baseada em seu poder positivo para o bem que eles parecem incapazes de se envolver em uma discussão construtiva sobre os problemas sociais quer estão criando», afirmou William.

Recomendados

O príncipe e sua mulher, a Duquesa de Cambridge, foram convidados à BBC para testar um novo aplicativo de segurança na internet.

Durante a visita, o casal real conheceu crianças e seus pais, que participaram da criação do aplicativo.

«As ferramentas que usamos para parabenizar uns aos outros por marcos e sucessos da vida também podem normalizar discursos cheios de ódio. Os sites que usamos para estar conectados podem criar profundos sentimentos de solidão e inadequação para alguns», disse o príncipe.

Ele afirmou que não diz isso «com raiva» e que acredita que «os nossos líderes de tecnologia são pessoas de integridade» que trazem muitos benefícios para a sociedade. No entanto, disse ele, as empresas de tecnologia «têm muito o que aprender» sobre responsabilidade.

«As empresas redes sociais conectaram o mundo de uma forma inédita na história da humanidade. Com certeza também é possível trabalhar em conjunto para lidar com as consequências inesperadas dessas conexões», afirmou.

«Não é preciso escolher entre ter lucros ou valores. É possível fazer o bem e ser bem sucedido.»

A BBC participa de uma força-tarefa criada pelo príncipe para combater o bullying.

Depois de ser recebido por grupos de pessoas empolgadas em frente à sede da BBC, no centro de Londres, o casal real foi fotografado com o diretor-geral da BBC, Tony Hall, e a diretora da BBC Children, Alice Webb.

Durante a curta visita nesta quinta, o casal também se encontrou com jovens que escreveram e participaram de um novo vídeo da campanha do príncipe contra o bullying.

A campanha, chamada «Pare, Fale, Apoie», envolve um código nacional de conduta para crianças sobre o que fazer caso se deparem com bullying na internet.

Essa não é a primeira vez que o casal real se pronuncia sobre bullying na internet.

Eles lançaram uma força-tarefa para lidar com o problema em junho de 2016, envolvendo empresas como Facebook, Snapchat e Google.

Desde então eles falaram sobre o assunto mais de uma vez, mas esse discurso representa uma mudança de tom, segundo Leo Kelion, editor de tecnologia da BBC.

«Em vez de focar em cooperação, dessa vez o príncipe acusou os gigantes da tecnologia de terem uma postura orgulhosa e defensiva, e de colocaram o interesse dos acionistas acima do bem estar dos usuários», analisa Kelion.

O príncipe também disse que estava desapontado que a força-tarefa não conseguiu resultados melhores.

A fala de William vem em um momento em que as mídias sociais – e principalmente o Facebook – estão sob escrutínio devido a problemas recentes envolvendo vazamento de dados e manipulação de informações.

Desafio

A BBC apresentou as críticas do príncipe à Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook.

Ele disse que parte do desafio é descobrir como encontrar um equilíbrio entre a privacidade que os usuários exigem e o desejo de fazer mais para combater comportamentos negativos.

«Eu acho que é uma negociação entre ter mais privacidade ou mais segurança (no conteúdo)», disse Zuckerberg.

«Muito do que estamos tentando fazer é projetar sistemas de segurança que deem também uma boa privacidade para as pessoas.»

«É por isso que essas questões são importantes, e nem sempre as pessoas concordam sobre qual é o limite entre uma coisa e outra.»

Visitas reais

Esta também não é a primeira vez que o casal real visita a BBC – em 2017 eles participaram de um programa na emissora Radio 1.

E a Rainha visitou a BBC em 2013, quando visitou a redação.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos