BBC Mundo

A descoberta por acaso que joga luz sobre o mistério da construção das pirâmides do Egito

Estrutura encontrada por um grupo de cientistas que estudava uma série de inscrições na antiga pedreira de Hatnub ajuda a entender técnica usada há mais de 4 mil anos.

O mistério de como as pirâmides egípcias foram construídas está um passo mais perto de ser revelado – graças ao acaso.

Um grupo de cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e do Instituto Francês de Arqueologia Oriental, que investigava uma série de inscrições em uma antiga pedreira em Hatnub, localizada no Deserto Oriental do Egito, a leste do rio Nilo, encontrou uma rampa ladeada por degraus em ambos os lados com vários buracos em que poderiam ser encaixadas grandes colunas.

Embora a teoria de que os antigos egípcios usavam rampas para mover pedras não seja nova, a estrutura encontrada pela equipe anglo-francesa é significativamente mais forte do que se imaginava possível para a época.

Recomendados

  1. As relíquias que D. Pedro 2º encontrou no Egito e foram queimadas no incêndio do Museu Nacional
  2. Nova cavidade misteriosa é descoberta dentro da Grande Pirâmide de Gizé

Os cientistas acreditam que os trabalhadores colocavam os blocos de alabastro usados para erguer as pirâmides sobre uma espécie de trenó de madeira que eram amarrados com corda a colunas de madeira.

Assim, eles poderiam transportar o material de pedreiras situadas em encostas muito íngremes, com uma inclinação de 20% ou mais.

As cordas amarradas ao «trenó» atuavam como um multiplicador de forças, facilitando o deslocamento do veículo pela rampa.

Único no mundo

Em entrevista ao site de notícias científicas Live Science, a codiretora da missão em Hatnub, Yannis Gourdon, explicou que esse tipo de sistema não foi encontrado em nenhum outro lugar do mundo.

As inscrições da caverna permitem localizar a rampa na época do faraó Khufu ou Jufu, que construiu a Grande Pirâmide por volta de 2550 a.C.

Embora não haja evidências de que o método tenha sido usado para construir a pirâmide, graças a essa descoberta os cientistas consideram provável que essa tenha sido a técnica usada no Egito naquela época.

A Grande Pirâmide

A Grande Pirâmide é a maior das três que coroam o sítio arqueológico da cidade de Gizé, no Egito, com 146 metros de altura.

É a mais antiga em meio às obras artísticas e arquitetônicas conhecidas como as sete maravilhas do mundo.

Hoje sabemos que ela teve uma função funerária e que abrigou os corpos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Mas tamanho monumental continua surpreendendo os especialistas. A maioria dos arqueólogos concorda que os trabalhadores que atuaram na construção usaram um sistema de rampa para mover blocos de pedra até a pirâmide.

Mas como funciona exatamente esse sistema permanece um mistério – sobre o qual a nova descoberta pode lançar um pouco de luz.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos