BBC Mundo

Quem foi Michael Dertouzos, o cientista homenageado pelo Google que previu a relevância da internet

Nesta segunda-feira, o cientista da computação grego completaria 82 anos. É um visionário da Internet, cujo nome pouco se conhece.

Seu nome não é tão conhecido quanto o de Bill Gates, Steve Jobs ou Tim Berners-Lee, mas Michael Dertouzos foi um «ícone no mundo tecnológico«. O elogio entre aspas é de Gates, em um tributo a Dertouzos, cientista da computação que dirigiu por quase 30 anos o Laboratório de Ciências Computacionais e Inteligência Artificial do MIT, o prestigioso Instituto Tecnológico de Massachusetts.

Nesta segunda-feira, o grego Dertouzos completaria 82 anos. Em sua homenagem, o Google dedicou ao cientista o doodle do dia – as famosas ilustrações com que o Google celebra datas, lugares e pessoas importantes da história. Dertouzos faleceu há quase duas décadas, em 2001, aos 64 anos.

  1. A universidade britânica onde hologramas serão professores
  2. Como a tecnologia pode ajudar crianças a superar o medo de tratamentos médicos

No período em que o Dertouzos liderou o laboratório do MIT, foram produzidas diversas inovações, como um sistema de encriptação que protegia dados e facilitava o compartilhamento seguro de informações.

Recomendados

Além disso, foi um defensor de que a tecnologia deveria servir as pessoas, não o contrário, e buscou torná-la acessível para públicos não especializados. «Cometemos um grande erro há 300 anos, quando separamos a tecnologia do humanismo. É hora de uni-los novamente», declarou Dertouzos, em 1997, para a revista Scientific American.

Segundo Gates, fundador da Microsoft, uma das maiores conquistas de Dertouzos foi «compreender como ninguém no seu campo que a tecnologia, sobretudo a computação, deve servir às necessidades das pessoas, não o contrário».

O empresário americano descreve Dertouzos como o «primeiro tecnólogo humanista», porque «acreditava que a tecnologia não tinha valor a menos que melhorasse a vida, a comunicação, o trabalho e o ócio das pessoas».

Dertouzos escreveu oito livros. Em What Will Be: How the New World of Information Will Change Our Lives (O que vai acontecer: como o novo mundo da informação vai mudar nossas vidas, em tradução livre), o cientista da computação previu que a internet se tornaria um mercado da informação, onde pessoas e seus computadores iriam comprar, vender e trocar informações livremente.

Em finais dos anos 1970, Dertouzos previu que haveria um computador individual em uma de cada quatro residências em 1990. Também descreveu como seria uma rede como a internet e falou da «quarta revolução» tecnológica.

«As três primeiras revoluções socioeconômicas se baseiam em coisas: o arado da revolução agrária, o motor da revolução industrial e o computador da revolução da informação», escreveu em 1999. «Talvez tenha chegado o momento em que o mundo considere uma quarta revolução, que não esteja ligada a objetos, mas sim a entender o recurso mais valioso da Terra: nós mesmos.»

Segundo o MIT, Dertouzos foi «um pioneiro da tecnologia» acessível para as pessoas. A revista Time descreveu Dertouzos como o «cientista da computação mais famoso do mundo».

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=660qsQ7rfWE

https://www.youtube.com/watch?v=9uB7CEX3emw&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=vhvlHxc6HAw&t=12s

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos