Social

Estados Unidos: médico envenenava pacientes com drogas letais através de bolsas de soro

Um vídeo mostra o momento em que o médico retira bolsas de soro intravenoso e troca por outras envenenadas

Estados Unidos: doctor envenenaba a pacientes con drogas letales mediante bolsas de suero.
Estados Unidos: médico envenenava pacientes com drogas letais em bolsas de soro. Imagem referencial (isayildiz/Getty Images)

Um médico do Texas foi considerado culpado de envenenar pacientes ao injetar drogas perigosas em sacos de soro em sua clínica médica em North Dallas. O doutor Raynaldo Ortiz, apelidado de ‘médico terrorista’, foi considerado culpado dos 10 cargos contra ele após quase sete horas de deliberação por parte de um júri de 12 pessoas.

ANÚNCIO

Os procuradores federais acusaram o anestesista de cometer estes crimes na Baylor Scott and White Surgicare North Dallas como retaliação por uma investigação de má conduta médica. De acordo com o relatório de meios de comunicação internacionais, ele foi acusado de injetar drogas bloqueadoras de nervos e broncodilatadoras em bolsas de soro de pacientes, o que resultou em emergências cardíacas e na trágica morte da Dra. Melanie Kaspar, uma colega anestesista.

As imagens de vigilância mostraram o médico colocando uma bolsa de soro em um aquecedor fora de uma sala de cirurgia em 19 de agosto de 2022. Pouco depois, outro funcionário pegou a bolsa, e um paciente sofreu um ataque cardíaco. Por sua vez, Kaspar levou uma bolsa de soro contaminada para casa para se reidratar e morreu após usá-la. A autópsia revelou que ele foi envenenado com bupivacaína, um agente anestésico.

Recomendados

O marido de Kaspar lamentou a perda de sua esposa e expressou sua frustração com a falta de remorso de Ortiz. Durante o julgamento, vários testemunhas foram apresentadas, incluindo um anestesista que descobriu a contaminação das bolsas, Kaspar e um adolescente que sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia nasal.

Estes incidentes ocorreram depois que Ortiz foi notificado de uma investigação disciplinar contra ele por má conduta médica. Ortiz expressou sua frustração com a investigação, chegando a dizer que o centro médico estava tentando prejudicá-lo.

Embora tenham sido reportados 13 pacientes com emergências cardíacas semelhantes entre maio e agosto de 2022, Ortiz foi acusado apenas de causar lesões a quatro pacientes em agosto. Um juiz ordenou a detenção de Ortiz antes do julgamento, argumentando que ele representava um perigo para a comunidade, citando um incidente anterior em que ele atirou no cachorro de sua vizinha em retaliação por ela ter ajudado sua então namorada a obter uma ordem de restrição contra ele após um incidente de violência doméstica.

Ortiz foi considerado culpado de quatro acusações de manipulação de produtos de consumo que resultaram em lesões corporais graves, uma acusação de manipulação de um produto de consumo e cinco acusações de adulteração intencional de um medicamento. Espera-se que seja sentenciado em dois ou três meses e enfrenta uma possível pena de prisão perpétua.

Tags

Últimas Notícias