Estilo de Vida

Tecnologia vai permitir abrir portas usando o celular

Uma nova tecnologia desenvolvida egressos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)   irá dispensar o uso de chaves para abrir portas. A partir de um dispositivo e um software, será permitido destravar a entrada de um estabelecimento por meio do celular, desde que o proprietário envie uma permissão de forma antecipada.

O Magikey está sendo desenvolvido desde 2014 com ajuda da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e deve ser lançado em julho no mercado. O sistema tem sido testado para a recepção de empresas. “O sistema vai permitir levar inteligência à porta”, explica Raul Mariano Cardoso, cofundador da Advance Soluções em Informática Ltda., que atua na criação do dispositivo.

O funcionamento é simples. A empresa instala uma trava eletrônica na porta do cliente. Junto, é instalado um dispositivo, que realiza a comunicação com o aplicativo no celular. A partir daí, o proprietário poderá autorizar visitantes, por meio de seu smartphone, definindo até mesmo os horários de visita. Ele envia um convite ao visitante que, ao chegar no local, já é identificado e, assim, a porta é destravada. “Por exemplo, eu posso te mandar um convite para me visitar às 15h por meio do aplicativo. Quando você chegar na empresa, o dispositivo instalado na porta irá te reconhecer e também o horário agendado e, então, irá liberar a sua entrada”, explica o cofundador.

Recomendados

Tanto o proprietário quanto o convidado terão de ter no celular o aplicativo baixado. A partir daí, é feito um cadastro, como em uma rede social. Feito isso, qualquer empresa que tiver a tecnologia Magikey poderá fazer um convite a um usuário cadastrado e ele poderá acessar as dependências da empresa no horário previamente agendado.

“O diferencial é que o sistema não depende apenas de uma tecnologia. Se o lugar estiver sem internet, ele vai funcionar da mesma forma, necessitando apenas de energia”, informa Cardoso. Ele pode realizar o reconhecimento por bluetooth e também por NFC (near field communication), que é uma comunicação sem fio entre dispositivos.

Quatro empresas já trabalham para ter o produto. O número deve chegar a 20 neste mês, segundo idealizador.  “Ele vai funcionar por assinatura, como se fosse uma TV a cabo. A empresa nos contratará, nós vamos até o local e instalamos o equipamento e ficaremos responsáveis pela manutenção, além de atualização de todo sistema”, diz. A novidade já está quase pronta. O site já está disponível pelo www.magikey.com.br.

Empresa usa e aprova

A novidade ainda não está no mercado, mas algumas empresas já receberam o dispositivo e já utilizam no dia a dia, com base em uma parceria com a Magikey. O empresário Luis Cêra implantou o sistema em sua empresa, na Vila Teixeira, em Campinas, há cerca de 3 meses e aprovou. “Eu não tinha quem abrisse a porta para os funcionários. Sempre era um problema. Agora eu já deixo habilitado os horários certinhos para que os colaboradores possam destravar a porta com os celulares”, explicou.

Cêra afirma que no local trabalham 70 pessoas e que o recurso trouxe mais segurança. “Evita que os funcionários fiquem lá fora esperando até a porta ser aberta. Antes, quando saiam para buscar algo no carro, por exemplo, deixavam a porta aberta até voltarem. Agora ficou bem melhor. A porta é trancada e destrancada no retorno com base no dispositivo”, completa. O empresário habilita para que os colaboradores possam ter acesso durante o expediente, assim, mantém sempre a porta travada e também permite controle de acionamento.

Captura de Tela 2016-04-06 às 10.15.44

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos