Estilo de Vida

Pesquisa revela três tipos de selfie; descubra qual é o seu

Os famosos autorretratos do século 21, as selfies, nem sempre são uma demonstração apenas do narcisismo, afirma um estudo publicado na revista Visual Communication Quarterly.

As fotos pessoais que circulam nas redes sociais, não têm distinção de gênero, idade, raça ou religião. Mas isso não faz com que elas tenham o mesmo objetivo.

Por meio de entrevistas, os estudiosos classificaram três tipos de adeptos às selfies: os comunicadores, os autobiógrafos e os promoters de si mesmo.

Recomendados

Os comunicadores

O primeiro grupo, os comunicadores, usa as selfies principalmente para se relacionar com amigos, familiares ou conhecidos durante uma conversa.

Geralmente, eles usam como forma de iniciar um debate sobre escolhas e ações e para encorajar os outros a realizarem algum ato cívico.

Um exemplo é a atriz norte-americana Anne Hathaway, que postou no Instagram uma selfie após votar nas eleições presidenciais com a legenda «Eu votei».


Os autobiógrafos

Já os autobiógrafos usam as fotos como instrumento para registrar os eventos de suas vidas e conservar momentos importantes. Mas não procuram, necessariamente, um feedback do público, como fazem os comunicadores. O astronauta da Nasa, Scott Kelley, que após um ano retornou à Terra e publicou uma selfie no espaço junto com outros registros da viagem, pode ser considerado um integrante deste grupo.

 

Os promoters

E por fim, existe quem tira selfies para sua autopublicidade – esses são, na realidade, o menor dos três grupos.

«São as pessoas que amam documentar a sua própria vida», disse Harper Anderson, doutor da pesquisa, «mas, quando a compartilham, buscam se apresentar de modo sempre positivo».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos