Estilo de Vida

Escolher uma profissão para seguir exige autoconhecimento e reflexão

Quem já passou por isso sabe como é. Junto com a hora de fazer uma faculdade, em geral, vem também um bocado de dúvidas e questionamentos. Que curso fazer? Qual profissão oferece mais oportunidade? Inovações tecnológicas e a globalização viraram o mercado de cabeça para a baixo. Nesse cenário atual, onde as mudanças se tornaram constantes, dúvidas aumentam e a questão permanece a mesma: afinal, o que fazer?

Segundo especialistas, a melhor forma de escolher uma profissão é, antes de mais nada, ter clareza sobre as próprias aptidões. “Existe uma diferença muito grande em gostar de uma determinada carreira e ter aptidão para exercê-la”, afirma Antunes Rafael, professor e coordenador de Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante, em Campinas. Ou seja, autoconhecimento é uma peça-chave nesse momento.

Feito isso, outro passo importante é conhecer o dia a dia da profissão que pretende estudar. “Ter noções básicas do que faz aquele profissional e o que será exigido de você após formado são fatores essenciais para uma escolha acertada”, argumenta Rafael.

Recomendados

Outro desafio no caminho de quem vai se preparar para uma profissão é, sem dúvida alguma, estar cada vez mais atento às mudanças pelas quais o mercado de trabalho vem passando. “É um grande equívoco achar que apenas a formação universitária dará suporte para uma atuação consistente no mercado de trabalho”, alerta.

Já que, infelizmente, são poucas as instituições que mantêm a preocupação de atualização de currículo, laboratórios e análises do cenário atual, cabe ao estudante buscar por conta própria uma formação contínua, orienta o professor.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos