Estilo de Vida

Diversão na água! Veja as atividades aquáticas mais badaladas deste verão

Verão bom, é na água! E se vier acompanhado de um feriado, melhor ainda!

Vale tudo para se refrescar e se divertir com a galera no mar, na piscina, no lago ou em uma represa. E para a sorte de todos, atividades aquáticas é que não faltam por aí!

Dá para rolar dentro de uma bola de plástico, remar de pé sobre uma prancha e até “voar” sobre a água. Gostou? Então prepare-se para curtir o verão até o fim!

Recomendados

Acqua Cross

A modalidade traz para dentro da água o treinamento de força e condicionamento físico que mais vem crescendo nos últimos tempos: o Crossfit. E não se espante se não encontrar pesos. “Em vez da carga, o Acqua Cross utiliza somente a resistência da água”, explica Gonçalves. Acha pouco? A resistência ao deslocamento na água é cerca de 14 vezes superior àquela no ar! Além do benefício de trabalhar os músculos do corpo inteiro, a vertente é mais segura do que a tradicional, defende Camenforte. “A água inibe o impacto nas articulações e possibilita que as pessoas executem os exercícios mais difíceis desde o início.” #PartiuQueimarAsCaloriasExtras?


• Onde encontrar:

Em academias de São Paulo e Rio de Janeiro.

Stand up paddle

Você provavelmente já viu e até sentiu vontade de experimentar aquelas pranchas em que as pessoas ficam em pé com um remo, como se estivessem em uma jangada, não é mesmo?  De fato, o Stand up paddle — ou apenas SUP, para os mais íntimos — já virou o queridinho dos cariocas e paulistas. “A prática é emocionante, divertida, não requer preparação física e ainda gasta calorias. Nela é necessário contrair o abdômen e a perna o tempo inteiro para se manter na prancha”, explica Vinicius Camenforte, professor especialista em atividades aquáticas e gestor técnico da academia Aqua 710.


Onde encontrar: No Rio de Janeiro, nas praias Vermelha, Barra da Tijuca, Copacabana e Ipanema, além da Lagoa Rodrigo de Freitas. Em São Paulo, nas represas Guarapiranga e Mairiporã, além das praias do litoral sul (como a do Canto do Forte, na Praia Grande, e a da Enseada, no Guarujá). No norte, a prática pode ser encontrada na Baleia, em São Sebastião, e no Perequê, em Ilhabela.

Foco na postura

• Mantenha as costas, a lombar e o abdômen contraídos

• Não se esqueça da coluna ereta

• Joelhos devem ficar semiflexionados

• Firme os pés lateralmente na prancha

IH, CAIU!

Perdeu o equilíbrio? Jogue o corpo para o lado, mas nunca para frente ou para trás — assim, você evita  machucar a cabeça. Na aula básica, que normalmente acompanha o aluguel da prancha, são ensinadas técnicas de queda. Sim, elas também fazem parte!

Flyboard e Hoverboard

Já pensou em combinar a sensação de voar com acrobacias aquáticas e adrenalina? Para os amantes de emoção e do clássico friozinho na barriga, esse sonho se tornou realidade! O Flyboard e o Hoverboard são pranchas acopladas a mangueiras que soltam jatos de água e levam o praticante, literalmente, às alturas. Segundo Camenforte, como se manter em pé requer muita força,  a atividade fortalece as pernas, abdômen, costas, braços, ombro e core.  Com o treino, é possível fazer manobras e deixar a prática ainda mais irada.
Onde encontrar:
No Rio, vá à Praia da Barra da Tijuca, na beira do Canal. Em São Paulo,  as praias Pedra do Sino e do Perequê (Ilhabela), da Enseada (Guarujá) e Maresias (São Sebastião) oferecem o serviço.

Waterball

As bolas gigantes que nos permitem pular, girar e dar cambalhotas sobre a água são a nova tendência deste verão. Para garantir as risadas durante a prática, tome cuidado com movimentos muito agressivos para não machucar as articulações, principalmente, as dos joelhos e tornozelos, alerta Marcel Gonçalves, educador físico e instrutor de primeiros socorros. Se estiver na piscina, fique longe das bordas. Já na praia, opte por um lugar mais calmo e com pouco vento. Ah, não se esqueça de chamar um amigo para ir junto, hein? Você vai precisar de ajuda.
Onde encontrar:
No Rio de Janeiro, elas podem ser encontradas na Praia da Tijuca. Já em São Paulo, é mais fácil alugar a bola de empresas por um dia inteiro e dividir o valor com os amigos.

 Waterbike

Acha difícil se equilibrar no SUP ? Então você precisa conhecer a Waterbike, a bicicleta aquática ligada a dois flutuadores. O diferencial? “Em vez das rodas, os pedais se conectam à hélice, que fica sob a água exigindo mais força do praticante do que o ciclismo convencional”, ressalta Camenforte. Além do fortalecimento muscular, principalmente das coxas, panturrilhas e glúteos, a atividade garante um bom gasto calórico. Quem terminar com vontade de se refrescar, pode dar um mergulho na água!
Onde encontrar: No Rio, a prática é febre na Praia da Tijuca. Em São Paulo, ela ainda está chegando para fazer a alegria dos paulistas.

DICAS DE SEGURANÇA

• Evite praticar atividades aquáticas em dias de chuva

• Não se esqueça do protetor solar à prova d’água

• Conheça o local antes de se aventurar para
saber se é seguro

• Não se distancie muito das margens ou praias

• Tome cuidado com outras embarcações e banhistas

• Avise para alguém onde vai e quanto tempo
pretende demorar

• Respeite as sinalizações

• Use sempre o colete salva-vidas

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos