Estilo de Vida

Confira dicas para curtir o Carnaval sem culpa e com saúde

Haja disposição para enfrentar todos os dias de folia no Carnaval. Para acompanhar o ritmo dos desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua, é fundamental se alimentar bem e manter o corpo sempre hidratado. A preparação para essa maratona momesca é equivalente a de uma corrida de 10 km, tamanho o desgaste físico que essas festas podem gerar.

O gasto calórico depende do tipo de evento, do peso do folião e do tempo de cada festa. Um baile de Carnaval de salão, por exemplo, chega a queimar 300 Kcal/hora. Já pular em um bloco de rua, 350 Kcal/hora. Para os que ficam pulando atrás de um trio elétrico, o gasto chega a ser ainda maior: cerca de 500 Kcal/hora.

Pulando e dançando há um grande gasto calórico e a hidratação, associada com uma alimentação adequada, se torna fundamental para que o folião não perca o pique. O nutricionista Artur Pereira destacou ao Metro Jornal dicas essenciais para uma boa hidratação no Carnaval. Confira e caia na farra!

Recomendados

1. Beba água
“Quando suamos, nós eliminamos água e sais minerais para manter o equilíbrio térmico do organismo. Este mecanismo é uma autodefesa do corpo e podemos repor essas perdas através da ingestão de água, água de coco e isotônicos. As frutas e os sucos naturais também ajudam. O ideal é sempre manter o nível de hidratação em alta, ainda mais no calor do Rio de Janeiro.”

2. Não beba só cerveja
“A famosa cervejinha bem gelada alivia a sensação de calor, porém, o metabolismo do álcool interfere de forma negativa no processo de hidratação. O ideal é ingerir sempre um copo de água entre uma cerveja e outra. Isso minimiza o prejuízo causado pela metabolização do álcool no processo de hidratação.”

3. Alimentos
“É importante que o folião faça uma alimentação rica em carboidratos, como os cereais integrais (arroz, macarrão e pães integrais), legumes e frutas. Esses tipos de alimentos ajudam a repor a energia gasta durante a folia e garante ânimo para aguentar a maratona do Carnaval. O importante é não exagerar e caprichar no café da manhã, que é a principal refeição do dia.”

4. Pós-folia
“Com o fim das festas, chega a hora de limpar o organismo e fazer uma desintoxicação. Limpar o organismo do álcool e de algum exagero que você possa ter cometido. Abuse dos líquidos como chás e suco verde logo no café da manhã. No jantar, opte por sopas feitas apenas com produtos orgânicos. Seguindo esses procedimentos, o corpo se recupera da maratona do Carnaval.”

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos