Estilo de Vida

Cochilo pós-almoço é remédio para o cérebro, diz estudo

Uma hora de soneca depois do almoço pode ser um verdadeiro remédio para o cérebro, principalmente para os idosos, revelou um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA.

A famosa «sesta», o breve descanso da tarde de origem espanhola, traz vários benefícios à saúde, incluindo mais clareza nos pensamentos, melhor desenvolvimento nas funções cognitivas do cérebro e aumento da capacidade da memória.

A pesquisa, publicada na revista «Journal of the American Geriatrics Society», avaliou 2974 chineses com mais de 65 anos.

Recomendados

Cerca de 60% deles tiravam um cochilo médio de 60 minutos. Para o estudo, os participantes respondiam a perguntas como: «que dia é hoje?» e «em qual estação do ano estamos?». Além disso, tiveram de resolver equações simples de matemática, memorizar palavras e copiar desenhos geométricos.

Leia mais:
Diminuir em 10% o consumo de sal pode salvar milhões de vidas, diz estudo

Aqueles que cochilavam depois do almoço apresentaram resultados melhores em relação aos que não dormiam nada. No entanto, o melhor desempenho foi registrado entre os participantes que cochilavam 60 minutos, o que indica que uma hora de sono à tarde é o ideal para a saúde, nem mais nem menos.

Os testes também revelaram que os idosos que não têm o hábito de cochilar mostraram uma capacidade mental seis vezes menor, o que equivale a um declínio de quase cinco anos de envelhecimento.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos