Foco

Vice dos EUA pede ‘mais pressão e isolamento’ sobre a Coreia do Norte

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta terça-feira, em Tóquio, que o país tentará «entrar em acordo com a comunidade internacional» para «aplicar mais pressão diplomática e econômica» a sobre Coreia do Norte para levar à desnuclearização.

No entanto, ressaltou que os Estados Unidos mantêm «todas as opções abertas» para lidar com o problema norte-coreano. Pence disse que a política da administração do presidente Donald Trump será  «dialogar com todos os aliados na região e do resto do mundo», afirmou durante entrevista coletiva em Tóquio.

«O diálogo é necessário, mas também é necessário exercer a pressão», afirmou o vice-presidente, acrescentando que neste sentido os EUA defendem submeter a Coreia do Norte a um «maior isolamento».

Recomendados

Mike Pence salientou que a abordagem anterior de «paciência estratégica» perante a Coreia do Norte «fracassou» e somente obteve «promessas descumpridas e mais provocações» por parte de Pyongyang.

Esta nova via, disse, começará com a tentativa de «unir forças da comunidade internacional», se referindo particularmente à China, Japão e Coreia do Sul, países que «mantiveram ao longo do tempo uma postura a favor da desnuclearização da península da Coreia».

Antes, o vice-presidente norte-americano se encontrou com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com quem conversou sobre a estratégia comum diante dos testes armamentistas do regime da Coreia, sendo que o último foi realizado no domingo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos