Foco

Unesco declara ioga como Patrimônio Imaterial da Humanidade

A ioga, uma das práticas mais antigas da Índia, foi declarado nesta quinta-feira (1º) como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

A decisão foi tomada por 24 membros do Comitê Intergovernamental da entidade, durante sua reunião anual, realizada em Adis Abeba, na Etiópia, e que acontece até 2 de dezembro. A Unesco considerou que a filosofia ligada a essa prática «influenciou numerosos aspectos da sociedade» indiana, «que vão desde a saúde à medicina, até a educação e as artes».

Leia mais:
Maconha deve ser tratada como álcool e cigarro, diz Obama
Cinzas de Fidel Castro se unem às de Che durante peregrinação por Cuba

Recomendados

A organização destacou ainda a «unificação da mente, do corpo e da alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas». Em comunicado divulgado em Nova Délhi, o Ministério da Cultura da Índia agradeceu pela decisão e recordou que a ONU já havia estabelecido em 2014 a data de 21 de junho como «Dia Internacional da Ioga».

Desta forma, a prática se tornou o 13º patrimônio imaterial indiano, seguindo a Dança Chhau (2010), o canto budista de Ladakh (2012), o canto ritual Sankirtana e a dança de Manipur (2013) e o artesanato de cobre de Thathera de Punjab (2014).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos