Foco

Trump desiste de decreto e vai reformular lei para imigrantes

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira que o governo desistiu de apresentar um novo recurso contra a decisão da Corte de Apelações de São Francisco que derrubou o veto a imigrantes de sete países de maioria muçulmana e a refugiados.

Na decisão da semana passada, o tribunal considerou que a ordem do presidente feria direitos individuais. Havia expectativa que Donald Trump fosse levar o tema até a Suprema Corte, mas ele parece ter optado por reformular a proposta e com isso acelerar o processo.

“Fazendo isso, o presidente vai abrir caminho para proteger o país imediatamente, em vez de continuar com um litígio que pode consumir tempo”, afirmou o Departamento de Justiça após anunciar a decisão.

Recomendados

Trump disse ontem que prepara nova ação para os próximos dias. “Vamos emitir um decreto novo e muito abrangente para proteger nosso povo. Ele vai ser bastante formatado para o que eu considero ter sido uma decisão muito ruim (da Justiça)”, afirmou o presidente em entrevista coletiva.

Na semana passada, um assessor parlamentar disse à agência de notícias Reuters que Trump poderia mudar o decreto original para excluir moradores permanentes.

Dia Sem Imigrantes
Restaurantes e pequenos comércios fecharam ontem em adesão ao “Dia Sem Imigrantes” em cidades dos Estados Unidos, com apoio inclusive de brasileiros que vivem por lá. Escolas também precisaram cancelar as aulas por falta de estudantes.

O principal objetivo foi chamar a atenção para a importância dos imigrantes  na economia norte-americana.

Além de estabelecimentos de portas fechadas, o país registrou uma marcha contra Trump em Washington.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos